PM-PE convoca para avaliação psicológica do concurso de soldados

PM-PE convoca aprovados no Teste Físico para realizar a avaliação psicológica.

Autor:
Publicado em:30/01/2019 às 08:52
Atualizado em:30/01/2019 às 08:52

Saiu o edital que convoca para a avaliação psicológica do concurso de soldados da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE). O documento foi publicado no site do organizador, Iaupe, na terça-feira, 29. Também já estão disponíveis as respostas dos recursos interpostos contra o resultado do teste físico. 

Convocação

Ao todo, 2.095 candidatos foram convocados para a avaliação psicológica, divididos em 52 turmas de 40 ou 41 participantes. O exame será realizado nos dias 2 e 3 de fevereiro, dependendo da turma, nos turnos da manhã – a partir das 8h – e da tarde – a partir das 14h. 

A aplicação será no EREM Ginásio Pernambucano (Av. Cruz Cabungá, 269, Santo Amaro, Recife). A presença é obrigatória e tem caráter eliminatório no concurso. Para participar, os participantes deverão:

  • chegar ao local com antecedência de uma hora
  • apresentar documento original de identidade
  • assinar as atas de frequência, na entrada, e de entrevista
  • levar caneta esferográfica azul

O exame psicológico é a última avaliação da primeira parte do concurso PM-PE, destinada apenas aos que foram considerados aptos no teste físico. Consistirá em um questionário social, uma entrevista individual e uma bateria de cinco testes: um de atenção dividida, um de memória visual, um de inteligência não verbal e dois de personalidade. 

A aplicação será feita por um profissional de Psicologia com o objetivo de verificar a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo. Para ser habilitado, é preciso obter aproveitamento mínimo de 25%. Em março será publicado o resultado.

Soldados da PM-PE (Foto: Divulgação)
Concurso de soldados da PM-PE tem cinco fases de avaliação
(Foto: Divulgação)

Curso de formação é a última etapa

Os habilitados em todas as etapas serão convocados para o Curso de Formação da PM-PE, que vai chamar 500 aprovados. A etapa será realizada no Campus de Ensino Metropolitano I, com duração média de seis meses. A data da matrícula ainda não foi divulgada.

Durante o curso, os candidatos vão receber bolsa-auxílio no valor de R$1.100. Após a conclusão e aprovação, os selecionados farão jus à remuneração inicial de R$2.819,88.  Confira a entrevista com a soldado Júlia Miranda para saber mais sobre suas atividades e os benefícios oferecidos pela corporação.

Para ingressar na carreira, além do nível médio, é preciso idade mínima de 18 anos na data de ingresso na carreira; idade máxima de 28 anos na data de inscrição no concurso; habilitação para a condução de veículos automotores; e altura mínima de 1,65m para homens e de 1,60m para mulheres.

[VIDEO id="8349"]