O aval para o novo concurso do Tribunal de Contas do Distrito Federal está cada vez mais próximo. Isso porque, a cada semana, o pedido tem registrado movimentações importantes após ter sido protocolado no início de agosto. Dessa vez, o aval chegou na Assessoria Administrativa do Gabinete da Presidência.
Diferentemente das últimas tramitações, o recebimento na unidade atual veio com a descrição "Estudo preliminar - Concurso Público", o que reforça o objetivo e atual fase da autorização para o concurso TC-DF. O pedido foi recebido no gabinete na segunda-feira, 3.
No dia 27 de agosto, o aval chegou na Secretaria-Geral de Administração do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Exatamente uma semana após essa movimentação, deu um grande avanço para o Gabinete da Presidência.
Concurso TC-DF terá 47 vagas em diversos cargos
A boa notícia para os candidatos é que o concurso do Tribunal de Contas do Distrito Federal já tem cargos e número de vagas definidos, bem como a sua distribuição. Segundo o protocolo, os cargos oferecidos serão: procurador do Ministério Público de Contas (MPC); auditor de controle externo; analista de controle externo e técnico de controle externo, cuja distribuição já consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO ) para 2019.
Estão previstas 47 vagas imediatas. Concorrentes aos cargos de procurador, analista e auditor precisarão de nível superior, enquanto o técnico exigirá apenas o nível médio como requisito principal da carreira. As remunerações iniciais atualizadas ainda não foram confirmadas.
Confira a distribuição das vagas
⇒ Procurador - Nível superior - uma vaga
⇒ Analista e auditor - Nível superior - 36 vagas
⇒ Técnico - Nível médio - dez vagas

Último concurso TC-DF foi realizado pelo Cebraspe
O último concurso para o Tribunal de Contas do Distrito Federal aconteceu em 2014. A banca organizadora da seleção foi o Cebraspe (antigo Cespe/UnB). Na ocasião, eram oferecidas 69 vagas, das quais 19 eram destinadas ao cargo de auditor de controle externo, 12 para técnico de administração pública e 38 vagas para o analista. Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva e discursiva.
Dois anos após, em 2016, o Tribunal de Contas do DF chegou a realizar um concuso público. No entanto, o processo precisou ser cancelado em função da crise financeira. Uma nova seleção chegou a ser prevista para 2017, mas não chegou a acontecer. Após a divulgação da LDO 2019, cresceu a expectativa para o próximo concurso público do tribunal.
Após vetos, LDO prevê 2,5 mil vagas em concursos
Em agosto, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019 do Distrito Federal foi sancionada e definiu o quantitativo de vagas previstas em concursos públicos. De acordo com o documento, estão previstas 2.593 vagas em diferentes órgãos públicos. Após os vetos, o Tribunal de Contas, Câmara Legislativa, Agência de Fiscalização, Seplag e Secretaria da Fazenda ficaram entre as previsões.
Embora ainda seja um número considerável de vagas, a queda com relação ao quantitativo previsto inicialmente foi bem grande. No primeiro documento, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a lista de vagas para concursos públicos chegava a 21.172, entre novas e contratação de pessoal de concursos já realizados ou em andamento.
Confira a lista dos órgãos que ainda tem previsão de verba e vagas: