Orçamento do Maranhão para 2019 tem mais de 2 mil vagas em concursos
A proposta de orçamento do Maranhão para 2019 prevê o provimento de quase 3 mil vagas
Autor:
Publicado em:28/01/2019 às 10:57
Atualizado em:28/01/2019 às 10:57
Os concurseiros maranhenses deverão ter boas chances de ingressar no serviço público este ano. A Lei Orçamentária Anual (LOA) do Maranhão para 2019, aprovada em dezembro na Assembleia Legislativa do Estado (Alema), prevê o preenchimento de 2.762 vagas, que incluem criação de novos cargos e provimento de outros já existentes.
Segundo informações divulgadas pelo governo, essas oportunidades serão preenchidas por meio de novos concursos públicos e com a convocação de aprovados em seleções anteriores que ainda estão vigentes. Elas vão contemplar 12 órgãos, conforme relação abaixo. Entre eles, estão as Polícias Militar e Civil, com 2 mil e 150 vagas, respectivamente.
O governador, Flávio Dino, deu declarações favoráveis a respeito da necessidade de abrir as seleções, mas ainda não se sabe quando elas serão autorizadas. Confira os órgãos com provimento de cargos previsto no orçamento e o respectivo número de vagas:
Órgão
Nº de vagas
Polícia Militar (PM-MA)
2 mil
Polícia Civil
150
Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MA)
100
Fundação da Criança e do Adolescente (Funac)
150
Secretaria de Administração Penitenciária (Seap)
120
Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged)
100
Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep)
142
Procuradoria Geral do Estado (PGE)
30
Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan)
30
Secretaria de meio Ambiente e Recursos Naturais
dez
Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e do Consumidor (Procon)
dez
Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc)
dez
Prepare-se para os novos concursos:
Dentre esses órgãos, quatro não possuem concurso em validade. No caso do Corpo de Bombeiros, as últimas seleções foram em 2016 e 2012. Esta segunda, para o cargo de soldado. Por tanto, o estado não pode chamar aprovados para essa carreira até abrir nova seleção. Em entrevista concedida à FOLHA DIRIGIDA em 2017, o governador já havia dito que projeto básico estava pronto.
A Funac realizou seu último concurso em 2012, de modo que validade está expirada e, por isso, também deve ter novo edital este ano. A previsão é que o documento seja divulgado até março com 150 vagas em cargos de nível médio e superior. A Seplan-MA é outro órgão que não tem seleção vigente, o último edital é de 2005.
No caso da PGE-MA, em 2017 foi homologada a seleção para procurador. A validade será expirada este ano, mas ainda não se sabe se será prorrogada até 2021 ou não. Os demais órgãos possuem seleção vigente, mas, ainda assim, é possível que novos editais sejam divulgados para suas carreiras caso a necessidade vagas seja superior ao número de aprovados.
Procon e Imesc têm preparativos avançados
Governo quer prover 2.762 vagas em 12 órgãos este ano
(Foto: Divulgação)
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) é um dos que poderá ter edital divulgado mais rápido. Acontece que a seleção já possui banca organizadora, será a Fundação Carlos Chagas (FCC), escolhida em agosto.
O instituto tem sede na capital maranhense, São Luís, e a previsão é que o edital já contemple as dez vagas previstas no orçamento. As oportunidades serão para o cargo de pesquisador, de nível superior, nas áreas de Cartografia e Pesquisa Econômica. O salário básico inicial é de R$3.890.
Assim como o Imesc, o Procon-MA – Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor –, terá seu concurso organizado pela FCC. O edital seria divulgado no primeiro semestre de 2018, mas teve atrasos no processo de escolha da empresa.
Apesar de apenas dez vagas constarem no orçamento, previsão divulgada pelo órgão é de oferta de 51 vagas. As oportunidades serão para os cargos de auxiliar de serviços gerais, de nível fundamental, e conciliador, que exige nível superior em Direito.
Governador quer continuar abrindo concursos
De acordo com o governo do Maranhão, ao todo são previstos R$222,7 milhões para a criação e provimento de cargos. Em nota, o órgão salienta que o estado vai valorizar os servidores respeitando a responsabilidade fiscal. O governador Flávio Dino defendeu a valorização do serviço público.
O meu compromisso é continuar qualificando o serviço público. Vivemos uma era em que, infelizmente, muitos colegas governadores ao tomarem posse falaram de menos Estado, menos serviço público, menos servidores públicos. Eu creio em outro ideário. Só é possível haver desenvolvimento com serviço público e gratuito.
Ainda conforme dados do governo, o Maranhão abriu mais de 6 mil vagas em concursos públicos e processos seletivos desde 2015. Em 2019, Dino quer a publicação de novos editais.