'O concurso da PC-DF está pronto', diz secretário de segurança
O secretário de segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, afirmou que o concurso da PC-DF está pronto. Previsão de editais este mês.
Autor:
Publicado em:23/07/2019 às 08:10
Atualizado em:23/07/2019 às 08:10
Previsto para ser publicado este mês, o concurso Polícia Civil-DFestá pronto. Segundo o secretário de segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, faltam apenas alguns detalhes que estão em tratativas com a Secretaria de Fazenda.
"O concurso da Polícia Civil está pronto tanto para escrivão quanto para agente. Basta uma pequena questão financeira que estamos acertando com a Secretaria de Fazenda."
A declaração do chefe da pasta foi dada durante entrevista ao Correio Braziliense, após ser questionado sobre perscpectivas de contratações para a segurança. Torres afirmou que o DF está com as academias da PF lotadas de praças e oficiais, além do Corpo de Bombeiros, confirmando os avanços na Polícia Civil rumo ao novo edital.
Os editais estão previstos para serem publicados este mês, mas sem uma data definida. O prazo foi dado pelo diretor-geral da corporação, Robson Cândido, após ter participado de uma reunião com representantes sindicais.
Inicialmente, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha afirmou que divulgaria os editais no mês de abril, o que não aconteceu. A Sinpol-DF informou que o chefe da corporação disse que concurso seria publicado somente em julho, pois estaria sob análise da Procuradoria.
PC-DF pode ter editais publicados este mês
(Foto: Polícia Civil-DF)
Banca organizadora está em definição
Mesmo com editais previstos para este mês, o concurso Polícia Civil-DF ainda não tem banca organizadora definida. O processo está em andamento e faltam detalhes para ser concluído e ter a empresa escolhida anunciada.
A corporação explicou que o processo de escolha da banca para o cargo de escrivão ainda encontra-se em fase de recebimento das propostas. Finalizada essa etapa, o processo será encaminhado para a Escola Superior e que fará sua analise e, posteriormente, dará uma posição favorável.
O próximo passo será encaminhar o processo para a Procuradoria-Geral do Distrito Federal, que dará o parecer quanto à regularidade e viabilidade jurídica para oficializar a contratação da banca.
Em maio, o processo de escolha da banca para o cargo de escrivão registrou movimentações consideráveis. Foi informado que o protocolo havia chegado ao Departamento de Administração Geral (DAG).
Intensifique seus estudos para concurso!
PC-DF tem previsão de 1.800 vagas
Estão previstas para os concursos da Polícia Civil-DF 1.800 vagas, sendo 1.500 de agente e 300 para escrivães. O objetivo será aumentar o quadro da Polícia Civil e reforçar a segurança pública do Distrito Federal. O concurso de escrivão já foi autorizado, mas o de agente de polícia ainda aguarda o aval oficial do governo.
Entretanto, 1.800 vagas não será o suficiente para suprir todo o déficit de pessoal da Polícia Civil. Isso porque são 3.568 cargos vagos, de acordo com informações obtidas no portal da transparência.
A seleção, porém, deverá ser bem buscada. Principalmente por conta dos atrativos, como a remuneração inicial, que pode chegar a mais de R$13 mil, de acordo com a progressão.