O Programa Novos Caminhos do Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas para novos cursos gratuitos de formação inicial e continuada, na modalidade a distância. Dessa vez, são ofertadas 4.210 vagas em três instituições de ensino.
Para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) foram disponibilizadas 1.330 oportunidades. As vagas estão distribuídas para os municípios de Catalão, Ceres, Cristalina, Iporá, Rio Verde e Urutaí.
O requisito para inscrição varia de acordo com o curso, podendo participar da seleção candidatos com idade mínima de 16 a 18 anos e ensino fundamental - do 1º ao 5º ano ou do 6º ao 9º ano.
As inscrições para o curso do IF Goiano serão recebidas até o dia 21 de junho, no site da instituição. A lista preliminar dos candidatos contemplados será divulgada no dia 22 de junho, junto com a lista dos candidatos em cadastro de reserva.
+ Com novos editais, Sisu, Prouni e Fies têm novas datas de inscrição
O resultado final está marcado para o dia 25 de junho, enquanto o início das aulas está previsto para o dia 30 do mesmo mês.
Confira os cursos ofertados no IF Goiano:
- Agente cultural;
- Agente de desenvolvimento socioambiental;
- Agente de gestão de resíduos sólidos;
- Agricultor orgânico;
- Programador web;
- Programador de sistemas;
- Contador de histórias;
- Editor de maquetes eletrônicas;
- Produtor de olerícolas; entre outros.
Acesse o edital dos cursos no IF Goiano e inscreva-se
(Foto: Divulgação)
Ifap e IFMA também inscrevem para cursos do Programa Novos Caminhos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap) e o Instituto Federal do Maranhão também estão com inscrições abertas para os cursos de formação inicial e continuada, na modalidade a distância.
No Ifap foram disponibilizadas 2.080 vagas para os cursos de agente de logística reversa, agente de resíduos sólidos, agente cultural, operador de computador, assistente administrativo, cadista para construção civil e montador de painéis elétricos.
As oportunidades estão divididas para as unidades de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande, Centro de Referência Pedra Branca do Amapari, Avançado Oiapoque e Mazagão.
+ FGV inscreve para 7.500 vagas em graduação online tecnológica
Para participar da seleção, é preciso ter ensino fundamental completo e estar em dia com as obrigações civis e militares (para candidatos maiores de 18 anos).
As inscrições para os cursos do Ifap serão recebidas até o dia 25 de junho, através de formulário disponível no site da instituição. O início das aulas está marcado para o dia 30 de junho.
Já para o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), são ofertadas 800 vagas, sendo 400 para auxiliar em geoprocessamento e 400 para editor de vídeo.
+ Quer ensinar português nos EUA? Fulbright oferece 15 bolsas
Para participar da seleção no IFMA, os candidatos devem ter, no mínimo, 15 anos, ensino fundamental II completo (para o curso de edição de vídeo) e ensino médio completo para o curso de auxiliar em geoprocessamento.
As inscrições também serão recebidas até o dia 25 de junho, por meio de formulário. O início das atividades também está marcado para o dia 30 de junho.

















