Novo concurso BRB pode convocar mais de 2 mil aprovados
Com bom aproveitamento do cadastro de reserva em suas seleções, em 2011 e 2013, BRB pode convocar mais de 2 mil aprovados em novo concurso.
Autor:
Publicado em:27/03/2019 às 10:00
Atualizado em:27/03/2019 às 10:00
Os interessados no novo concurso do Banco de Brasília podem se preparar para um bom número de convocações. Com 113 vagas mais formação para cadastro de reserva confirmadas no próximo edital é possível que o BRB convoque mais de 2 mil aprovados na seleção.
Caso o novo concurso repita a última seleção de 2013, cerca de 3.400 candidatos poderão ser convocados. Isso porque o último edital ofereceu apenas dez vagas mais cadastro de reserva, no cargo de analista de tecnologia da informação. No entanto, em 2017 o BRB já havia convocado 302 aprovados. O número foi 30 vezes maior que a oferta de vagas imediatas.
Já a seleção de 2011 contou com 110 vagas imediatas mais cadastro, nos cargos de: advogado, analista de tecnologia da informação; assistente social; engenheiro; médico do trabalho; psicólogo, auxiliar de enfermagem do trabalho, escriturário e técnico de segurança do trabalho.
Para o cargo de escriturário, de nível médio, foram 80 vagas imediatas e 20 para cadastro de reserva. Até 2015, 1.180 aprovados já haviam sido convocados. Ou seja, 11 vezes mais que o número de vagas oferecidas para a carreira. Nessse caso, se seguir o mesmo padrão, o novo concurso BRB poderá convocar até 1.243 concorrentes.
Em 2015, o BRB falou sobre o concurso de 2011. Segundo o Banco, dos 1.500 candidatos aprovados, 1.120 já tinham sido convocados até maio daquele ano. Em dezembro do mesmo ano, a seleção chegou a 1.180 convocações para o cargo.
Edital do concurso BRB sai em abril
O edital do concurso BRB segue previsto para abril. Conforme anunciado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, serão oferecidas113 vagas mais formação para cadastro de reserva. O cadastro, no entanto, poderá oferecer 2 mil oportunidades, que serão preenchidas durante a validade da seleção.
Segundo o BRB, a escolha da banca organizadora será feita ainda neste mês março. De acordo com o governo do DF, o novo concurso terá oportunidades para as principais carreiras. Desta forma, a seleção poderá incluir os cargos de: escriturário; analista de tecnologia da informação; assistente social; engenheiro; médico do trabalho; psicólogo e auxiliar de enfermagem do trabalho.
Edital do concurso BRB será publicado em abril
(Foto: Sindicato dos Bancários)
Os aprovados iniciarão as atividades ainda este ano. "Nossa agenda é do crescimento", disse o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, durante o anúncio em fevereiro. Ainda segundo ele, diferente das últimas edições, o novo concurso deve exigir mais conteúdos e competências ligadas à inovação e ao mundo digital.
"O objetivo é transformar o BRB em um banco mais ágil e mais moderno, com foco na melhoria do atendimento dos nossos clientes. Dessa forma, temos intenção de selecionar profissionais com habilidades compatíveis aos novos desafios do mercado financeiro", ressaltou o presidente do banco
Dicas de estudo para o concurso BRB
Para quem deseja se preparar para o concurso BRB, o edital de 2013 pode ser usado como base para os estudos. Na época, com a organização do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), os candidatos foram avaliados apenas por uma prova objetiva.
O exame contou com 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos e 40 de Conhecimentos Específicos. Os aprovados, em 2013, receberam uma remuneração inicial de R$4.800. Com o tempo, o valor passou por reajustes salariais.
Abaixo, FOLHA DIRIGIDA traz dicas de Conhecimentos Bancários, disciplina presente em concursos da área. Confira! [VIDEO id="7243"]