Novas regras alteram a Lei dos concursos do Distrito Federal
Criação de normas altera a Lei nº4.949, mais conhecida como lei dos concursos do DF. Nova Lei já está em vigor.
Autor:
Publicado em:25/07/2019 às 12:43
Atualizado em:25/07/2019 às 12:43
O Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal promulgou uma nova lei referente aos concursos do DF. A ação altera a Lei nº 4.949, mais conhecida como Lei dos concursos do Distrito Federal (DF), adicionando três novos incisos. A publicação foi feita no Diário Oficial do Distrito Federal do dia 17 deste mês.
Os concurseiros da região precisam ficar atentos, pois as modificações são relevantes. A Lei nº 6.320 é de autoria do deputado Reginaldo Veras, e de acordo com texto retirado do site do parlamentar “mesmo com os avanços da “Lei dos Concursos” ainda podiam ocorrer situações esdrúxulas nos certames, quebrando a confiança no processo de seleção de sua imparcialidade”.
Sendo assim, fica vedado:
VIII - aplicar provas discursivas e de redação sem previsão editalícia da quantidade máxima de linhas disponíveis para o candidato; IX - diminuir a nota atribuída pelo examinador em recurso administrativo contra os critérios de correção das questões discursivas e de redação; X - aplicar provas práticas que exijam o uso e manejo de equipamentos e programas de computador sem especificação prévia dos modelos e versões a serem utilizados pelo candidato. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
“ o concurso público deve ser um procedimento imparcial, isonômico e justo para se evitar direcionamentos e falta de transparência”, declarou Reginaldo.
O Distrito Federal tem atualmente inscrições abertas para o Banco de Brasília. Os interessados no concurso BRB para advogado têm até as 22h do dia 29 de julho para efetuar inscrição.
Para confirmar a participação é preciso pagar uma taxa de R$88. A quantia pode ser paga até o dia 30 de julho em qualquer agência bancária, por meio de boleto.
Candidatos inscritos no CadÚnico, doadores de sangue ou prestadores de serviços em períodos eleitorais poderão solicitar a isenção, enquanto doadores de medula óssea poderão pedir a redução em 50%. Os pedidos de isenção da taxa serão aceitos no período de 31 de maio a 6 de junho.
BRB tem inscrições abertas para carrreira de advogado
(Foto: Sindicato dos Bancários)
Provas serão aplicadas em setembro
As avaliações do concurso BRB serão realizadas no dia 8 de setembro, no turno da tarde. A seleção será composta por provas objetiva e discursiva Os concorrentes terão cinco horas para completar ambos os exames.
A prova objetiva terá 60 questões, divididas entre as seguintes disciplinas: Governança Corporativa e Compliance, Lei Orgânica do Distrito Federal e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal, Conhecimentos sobre o Distrito Federal e sobre a Ride e Conhecimentos Específicos do emprego.
Confira materiais e dicas para concursos
Os inscritos precisarão atingir, no mínimo, 50% da pontuação total. Além disso, o candidato não poderá obter menos que 50% de acertos em cada Conhecimento (Geral e Específico).
A prova discursiva será realizada no mesmo dia valendo o total de 20 pontos. O candidato deverá elaborar textos dissertativo e(ou) descritivos, com mínimo de 30 e no máximo de 50 linhas, com base no tema formulado pela banca.
Aquele que obtiver nota inferior a 60% na prova discursiva será considerado eliminado do processo. Conforme retificação do edital, feita no dia 29 de maio, a etapa da prova de títulos foi excluída da seleção.
O resultado final do concurso BRB está previsto para ser publicado no dia 18 de dezembro, com homologação prevista para o dia 20 do mesmo mês. Os contratos serão feitos pelo regime celetista.
O concurso BRB terá validade de um ano a partir da homologação do resultado final, cabendo prorrogação por mesmo período. Os contratados irão atuar com jornadas de 20 (médico) ou 30 horas (demais cargos).
"O objetivo é transformar o BRB em um banco mais ágil e mais moderno, com foco na melhoria do atendimento dos nossos clientes. Dessa forma, temos intenção de selecionar profissionais com habilidades compatíveis aos novos desafios do mercado financeiro", disse o presidente do banco, Paulo Henrique Costa.
Prepare-se para o concurso BRB
Com o terceiro edital publicado, os interessados no concurso BRB já podem se preparar. Para ajudar nesta etapa, FOLHA DIRIGIDA separou algumas dicas para os estudos. Confira!