Um novo concurso Niterói-RJ para efetivos será aberto para a Fundação Municipal de Saúde (FMS) da cidade. Após recomendação do Ministério Público fluminense (MP-RJ), a Prefeitura de Niterói, localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, realizará seleção para a área da Saúde Mental. O concurso já tem organizadora e cronograma definidos.
Segundo a FMS, a Fundação Estatal de Saúde será a organizadora responsável pela seleção. A contratação dela ocorrerá em janeiro ou fevereiro de 2019. O edital está programado para março e as provas para maio. A informação foi dada pela Fundação Municipal de Saúde à FOLHA DIRIGIDA nesta terça-feira, dia 14.
A decisão de abrir concurso público está de acordo com o que determina o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Niterói. Conforme estabelecido no documento, o município se compromete a realizar concurso público para o setor de Saúde Mental.
A nova proposta considera o término dos contratos temporários de trabalho para a área. Segundo informações da Assessoria de Comunicação do munícipio, 140 contratos seriam encerrados este mês, o que prejudicaria o atendimento no setor. Entretanto, esses contratos serão prorrogados. Isso para que a rede de saúde mental não fique desassistida enquanto a prefeitura organiza o novo concurso público.

Concurso Niterói-RJ deverá ter oportunidades para níveis médio/técnico e superior
O concurso Niterói-RJ ainda não teve a confirmação do número de vagas, nem dos cargos que serão ofertados. A expectativa, porém, é que as vagas contemplem os mesmos cargos que foram oferecidos no último processo seletivo simplificado. São eles: técnico de enfermagem, enfermeiro, assistente social, psicólogo, cuidador e médicos. Os salários das funções ainda não foram informados.
O TAC do MP-RJ prevê que a Fundação Municipal de Saúde tenha a garantia de um contingente mínimo de profissionais para manutenção do atendimento aos pacientes de saúde mental, prorrogando a contratação dos profissionais temporários já em atuação. O documento aponta, entretanto, que tal prorrogação se dará pelo prazo estritamente necessário à realização do concurso público para a saúde mental, respeitando os prazos fixados no TAC.
Último concurso para a FMS foi há oito anos
O último concurso realizado para a área de Saúde foi em 2012, mas a seleção foi cancelada. A oferta era de 220 vagas para diversos cargos e todos os níveis de escolaridade.
Em 2017, a prefeitura chegou a anunciar a preparação de um novo concurso. No entanto, a seleção não aconteceu. Na ocasião, a diretora do Sindprev, Clara Teixeira, afirmou que o quadro da Saúde de Niterói era o pior nos últimos 20 anos.
Apesar da precariedade do setor, a Assessoria da prefeitura confirmou que a seleção prevista para 2019 convocará servidores, especificamente, para a área de Saúde Mental. Ainda não há previsão para outras seleções. O edital do concurso ainda não foi divulgado, mas os interessados já podem começar a se preparar! Confira essas dicas para sobre como estudar pela internet. [VIDEO id="7653"]