Metrô-SP abre 220 vagas em processo seletivo para jovem aprendiz
As oportunidades ofertadas têm parceria com o Senai-SP
Autor:
Publicado em:30/10/2019 às 12:10
Atualizado em:30/10/2019 às 12:10
O Metrô de São Paulo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), está com inscrições abertas para 220 vagas para jovem aprendiz.
Foram divulgados dois editais, um com 70 vagas para formação de assistente administrativo e outro com 150 oportunidades, sendo 96 para eletricista de manutenção eletroeletrônica, 29 para mecânico de manutenção e 25 mecânico de usinagem.
Os cursos serão ministrados em dois turnos: manhã e tarde. Para participar da seleção de assistente administrativo é preciso ter idade mínima de 14 anos completos em 20 de janeiro de 2020, data de início do curso. O candidato também deve ter idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.
Para o curso de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica a idade mínima exigida é de 16 anos, em 21 de janeiro de 2020, e idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.
Os cursos de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Mecânico de Manutenção e Mecânico de Usinagem exigem que os candidatos tenham concluído o ensino fundamental ou concluam até o final de 2019.
O curso terá duração de dois anos e os aprovados receberão formação teórica, prática e profissional no Senai, numa jornada de quatro horas diárias, recebendo bolsa-auxílio de R$598,80 mensais.
Jovens recebem bolsa auxílio e qualificação profissional (Foto: IStock/Getty Images)
Cadastro pode ser feito até dia 1º de novembro
Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, até as 21h do dia 1º de novembro. Para assistente administrativo, o cadastro deve ser feito diretamente na Escola Senai Anchieta (Rua Gandavo, 550 - Vila Mariana).
Já as inscrições para as vagas de eletricista e mecânico de manutenção e de usinagem, devem ser feitas, exclusivamente, na unidade Roberto Simonsen (Rua Monsenhor Andrade, 298 - Brás).
Todas as oportunidades reservam vagas para candidatos com deficiência. Para isso, o candidato deverá declarar no ato da inscrição ser uma pessoa com deficiência, especificá-la e indicar que deseja concorrer às vagas reservadas.
Candidatos passarão por duas etapas de seleção
A seleção dos candidatos será feita por meio de prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação médica admissional, de caráter eliminatório.
A prova de Conhecimentos será realizada pelo Senai e composta por 60 questões de múltipla escolha, em nível de conclusão do 9º ano do ensino fundamental. A avaliação, marcada para o dia 24 de novembro, será dividida pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
Cada uma das disciplinas terá valor máximo de 100 pontos. A nota final corresponderá à média aritmética do somatório dos pontos obtidos em cada uma das provas.
Havendo empate, o desempate e a classificação dos candidatos adotará os seguintes critérios:
obtiver maior nota na prova de Língua Portuguesa.
obtiver maior nota na prova de Matemática.
obtiver maior nota na prova de Ciências.
tiver maior idade.
A lista dos candidatos aprovados na prova de conhecimentos com convocação e orientações para as próximas etapas será divulgada no dia 12 de dezembro, a partir das 14h, nas unidades de Anchieta e Roberto Simonsen. A consulta do resultado também poderá ser feita no site do Metrô-SP.