Concurso PC-SP: sai resultado da investigação social para o cargo de delegado
A Fundação Vunesp divulgou a lista de aprovados no concurso da Polícia Civil-SP para o cargo de delegado, mesmo tendo sido suspenso.
Autor:
Publicado em:29/04/2019 às 08:45
Atualizado em:29/04/2019 às 08:45
A Polícia Civil do Estado de São Paulo publicou nesta segunda-feira, 29, a lista de aprovados na fase de investigação social do concurso para delegado. O documento foi liberado no site da Fundação Vunesp, a organizadora.
O resultado é preliminar, podendo os candidatos recorrerem. A banca explica que os interessados em contestar as notas deverão solicitar o pedido pessoalmente ao Presidente da Comissão do Concurso, devendo protocolá-lo na Secretaria de Concursos Públicos da Academia de Polícia (Praça Professor Reynaldo Porchat, 219, Cidade Universitária, São Paulo, ala “I”,sala 7-I).
Os pedidos serão aceitos nos dias 29 e 30 de abril, além de 2 e 3 de maio. Será possível comparecer das 9 às 19h, no local indicado, seguindo todas as orientações do edital de abertura.
O concurso foi suspenso no fim de março sob a justificativa de que os candidatos não tiveram acesso ao espelho do cartão resposta da prova discursiva.
O texto do processo diz que foram violados os princípios constitucionais da devida fundamentação dos atos administrativos, do recurso em sentido substancial (e não meramente formal), da publicidade e da razoabilidade. O juiz Alberto Alonso Munoz decidiu suspender o concurso; confira um trecho:
"A ser assim, defiro a liminar para o fim de suspender todos os atos do concurso público de provas e títulos para o provimento de cargos vagos na carreira de delegado de polícia, até decisão definitiva acerca da validade dos atos de que se compõe a sua segunda etapa de provas escritas."
Todavia, a reportagem de FOLHA DIRIGIDA entrou em contato recentemente com a Acadepol. A Academia informou que houve um mandado de segurança para que o concurso tivesse continuidade.
O edital da Polícia Civil-SP para o cargo de delegado oferece 250 vagas imediatas. A carreira exige nível superior em Direito, carteira de habilitação na categoria B e experiência de dois anos em atividade jurídica ou policial. Tais pré-requisitos deverão ser comprovados no momento da posse.
O concurso de delegado registrou mais de 20 mil pessoas inscritas, de acordo com a Assessoria de Imprensa da Vunesp. Foram 23.575 candidatos. A remuneração em início de carreira é de R$9.888,07.
As provas objetivas foram realizadas em junho e a prova escrita em setembro, com uma questão dissertativa e quatro questões discursivas. Já a objetiva, contou com 100 questões de múltipla escolha, distribuídas pelas seguintes disciplinas:
Direito Penal - 14 questões;
Direito Processual Penal - 14 questões;
Legislação Especial - 14 questões;
Direito Constitucional - 14 questões;
Direitos Humanos - 14 questões;
Direito Administrativo - 14 questões;
Direito Civil, Medicina Legal e Noções de Informática - 16 questões.
A boa notícia é que mesmo com vários concursos em andamento, a Polícia Civil-SP já se manifestou quanto ao interesse em divulgar novos editais. A Secretaria de Segurança Pública revelou, com exclusividade à FOLHA DIRIGIDA, que novos concursos serão abertos, sendo, segundo a pasta, a intenção de realizar seleções anuais para todas as polícias.
“A atual gestão investe nas polícias paulistas e em seus quadros de funcionários. Estão em andamento concursos para a contratação de 2.750 policiais civis. Novos certames serão abertos, inclusive os estudos de viabilidade estão em andamento. O objetivo da atual gestão é realizar concursos anuais para todas as polícias”, consta em nota.