Maringá-PR estuda abrir concurso de nível médio

Prefeitura de Maringá realiza estudos para abrir novo concurso no cargo de cuidador infantil. Edital este semestre.

Autor:
Publicado em:21/01/2019 às 09:08
Atualizado em:21/01/2019 às 09:08

A Prefeitura de Maringá, no Paraná, estuda abrir um novo concurso público ainda no primeiro semestre deste ano, ou seja, até junho. A seleção terá o objetivo de preencher vagas de cuidador infantil, que exige nível médio, além de outras áreas. A informação é do setor de Recursos Humanos do órgão. 

O oferta para cuidador, a princípio, será de 50 vagas. No entanto, este número é preliminar e, de acordo com o Executivo, pode sofrer alterações para mais ou para menos. O cargo tem necessidade atual de cerca de 90 vagas. Os outros cargos que serão contemplados no edital ainda não foram divulgados.

No momento, a prefeitura realiza o estudo do quadro de pessoal para identificar as áreas que podem ser ofertadas. Depois será avaliado o impacto orçamentário, observando o limite de gastos com pessoal, e só então serão iniciados os procedimentos para escolha de uma banca. 

♦ Os 13 passos de um concurso público. Entenda!

Em 2018 a prefeitura realizou concurso para vários cargos, inclusive cuidador. No entanto, não foi o suficiente para prover todas as vagas necessárias. Segundo informações do órgão, a seleção aprovou 228 pessoas, sendo que a necessidade era de 280 cuidadores. Por conta de desistências, apenas cerca de 190 foram contratados. 

Maringá (Foto: Divulgação)
Último concurso de Maringá ofereceu mais de 150 vagas
(Foto: Divulgação)

Cargo exige formação em nível médio

Para ser cuidador infantil em Maringá é preciso ter concluído o nível médio. No último edital, de abril de 2018, as oportunidades eram destinadas para candidatas do sexo feminino. O documento, na ocasião da publicação, não informou quantas vagas seriam preenchidas, sinalizando apenas a formação de cadastro de reserva. 

O vencimento inicial do cargo é de R$1.207,21 para trabalhar 40 horas por semana. As candidatas foram avaliadas por meio de duas etapas: prova objetiva e prova física, ambas de caráter eliminatório e classificatório. 

Na primeira, os candidatos tiveram quatro horas para responder a 30 questões sobre Português, Matemática e Conhecimentos Gerais, conforme quadro a seguir. 

Disciplina N° de questões Peso Total de pontos
Português dez três 30
Matemática cinco dois 10
Conhecimentos Gerais 15 quatro 60

Além de cuidados, a seleção ofereceu 156 vagas em outros cargos, com iniciais de até R$12.575. As oportunidades contemplavam cargos de todos os níveis de escolaridade para o quadro efetivo da prefeitura. Confira o edital:

Edital anterior

[VIDEO id="7868"]