Quem fez o Enem 2019 e quer disputar uma vaga no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada deve ficar atento. O período de inscrições para o Sisu do 2º semestre deste ano (Sisu 2020.2), que teve início na terça-feira, 7, termina nesta sexta-feira, 10.
A inscrição ocorre pela página do Sisu, na qual o candidato já pode consultar a oferta das vagas por curso, instituição e município. Importante lembrar que só pode concorrer quem não zerou a redação do Enem 2019.
Para realizar a inscrição será exigida a senha do cadastro no portal de serviços do Governo Federal. Quem ainda não se cadastrou ou esqueceu a senha e precisa recuperá-la, deve providenciar esses dados com antecedência no acesso.gov.br.
Os candidatos só terão quatro dias, de terça a sexta, para escolher as vagas e se inscrever no Sisu. Por isso, o MEC recomenda que os interessados se preparem conferindo a senha e outros dados antes, para não ter problemas no ato da inscrição.
Resultados a partir do dia 14
Os resultados do Sisu 2020.2 serão divulgados no dia 14 de julho e as matrículas vão de 16 a 21 do mesmo mês. Durante esse período, os candidatos também podem manifestar interesse para lista de espera dos cursos.
Neste segundo semestre, o sistema disponibiliza 51.924 vagas em 1.542 cursos, oferecidos em 57 instituições públicas de educação superior. Os dados são do Ministério da Educação.
Cursos EaD também serão ofertados pelo Sisu
Uma portaria publicada em maio deste ano amplia as possibilidades de ingresso de estudantes em um curso de graduação. De acordo com o MEC, o Sisu passará a contar com a modalidade de ensino a distância (EaD).
A alteração já estará valendo no processo seletivo do segundo semestre deste ano do programa. Além de ter permitido a ampliação das possibilidades para quem pretende ocupar uma vaga no ensino superior público, o MEC ainda comunicou algumas mudanças para as instituições que ofertam vagas pelo Sisu, sendo elas:
- A disponibilização de meio digital para que o estudante possa encaminhar a documentação digitalizada exigida para a matrícula;
- a publicação, em suas páginas eletrônicas na internet, da lista de espera por curso, turno e modalidade de concorrência, assim como a sistemática adotada para convocação dos candidatos.
(Foto: Reprodução)
Enem 2020: data do exame pode ficar para maio
Enquanto isso, quem quer prestar o próximo Exame Nacional do Ensino Médio ainda aguarda uma definição sobre a data. Inicialmente, as provas seriam aplicadas em novembro, mas foram adiadas por causa da pandemia de Covid-19.
No último dia 1º, o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o resultado da enquete para a escolha do novo período de aplicação das provas.
Para 49,7% dos estudantes, o Enem 2020 impresso deve ser aplicado nos dias 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital nos 16 e 23 de maio. As outras opções de data eram entre dezembro deste ano e janeiro de 2020.
A pesquisa com os estudantes não é determinante para a escolha da data oficial, como explicou o presidente do Inep, Alexandre Lopes. O exame poderá, inclusive, ocorrer em data diferente daquelas que foram colocadas na enquete.
Mas a opinião dos alunos será levada em conta para a definição. O Enem 2020 tem pouco mais de 5,7 milhões de inscritos. A expectativa é que a data seja anunciada em cerca de duas semanas.
O MEC e o Inep irão agora consultar o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que estão tratando do cronograma das aulas no ensino médio, e as associações que representam as instituições de ensino superior, para saber quando pretendem começar o primeiro semestre ano que vem.

















