Sem concursos públicos há nove anos, o Instituto de Defesa Agropecuário do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) formou comissão para avaliar a necessidade e viabilidade de um novo concurso público. A portaria com o nome dos servidores foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 9 de agosto.
Ao todo, 11 servidores serão responsáveis por quantificar os cargos vagos a serem preenchidos; identificar os requisitos atualizados das carreiras, assim como as atribuições de cada uma; demonstrar a evolução do quadro de pessoal, com as aposentadorias e servidores cedidos; além de avaliar o impacto orçamentário na folha de pagamento do Indea-MT.

(Foto: Governo do Mato Grosso)
De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial, o prazo para entrega do cronograma de todas as atividades descritas é de 15 dias, contados a partir desta quinta-feira, 9 de agosto. Com isso, o novo concurso Indea-MT poderá ter andamento até o fim de agosto.
A comissão organizadora do concurso do concurso Indea-MT foi formada tendo em vista que a última seleção para o instituto foi homologada em 2009. Por esse motivo, o órgão não tem mais cadastro válido para suprir as possíveis vacâncias de servidores, como aposentadorias, mortes e exonerações.

Com a conclusão dos trabalhos da comissão organizadora, o Indea-MT poderá enviar o projeto básico do concurso para possíveis bancas. Somente após a licitação para escolha da empresa responsável por organizar as etapas de seleção, o edital poderá ser finalizado e publicado oficialmente. Saiba como funcionam os concursos públicos em 13 passos.
Antes de começar a estudar,
não deixe de ler este e-book!
Último concurso Indea-MT ocorreu em 2009
O último edital de concurso para o Indea-MT foi publicado em 2009. Na época, foram oferecidas oportunidades para agente fiscal estadual de defesa agropecuário e florestal I e II, fiscal de defesa agropecuário florestal, analista administrativo de defesa agropecuária florestal. A banca organozadora foi a Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso (Funemat).
Candidatos com escolaridade do ensino médio completo puderam se candidatar aos cargos de agente fiscal estadual de defesa agropecuário e florestal I e II. As remunerações eram de R$1.165,12 para jornada de 40 horas por semana.
Quer acesso ilimitado a cursos de preparação para concursos públicos?
A carreira de fiscal de defesa agropecuária florestal ofereceu vagas para engenheiro agrônomo, médico veterinário. Para se candidatar era preciso ter nível superior na área e registro no Conselho Regional da categoria. Já para analista administrativo da defesa agropecuária florestal, as vagas eram para advogado e analista de sistema, funções que também se destinaram a graduados. Os ganhos eram de R$2.731,50.
O concurso Indea-MT foi composto por provas objetivas. Os candidatos aos cargos de nível médio foram submetidos a 50 questões, enquanto os concorrentes de nível superior, a 60. As perguntas foram distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia do Mato Grosso e Conhecimentos Específicos.
Comece sua preparação para o concurso Indea-MT
Com os estudos para o novo concurso Indea-MT, os interessados devem começar a preparação. FOLHA DIRIGIDA tem materiais que te ajudarão a conquistar uma vaga.
Baixe provas anteriores do concurso Indea-MT:
No vídeo abaixo, saiba como estudar antes da publicação do edital: [VIDEO id="7157"]