Governo do Rio Grande do Sul autoriza seleção para a área da Saúde

O Governo do Rio Grande do Sul autorizou uma nova seleção para a Secretaria da Saúde, visando a contratação de 40 especialistas em saúde.

Autor:
Publicado em:19/09/2018 às 10:15
Atualizado em:19/09/2018 às 10:15

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul está autorizada a realizar um novo processo seletivo, para contratar 40 especialistas em saúde. A autorização foi publciada nesta quinta-feira, 19, no Diário Oficial do Estado. De acordo com o governador José Ivo Sartori, o órgão deverá realizar a seleção em caráter emergencial e com contratos por tempo determinado.

A autorização fica condicionada ao atendimento do previsto na Lei Complementar Federal n.º 101, de 4 de maio de 2000, bem como na Lei Complementar n.º 14.836, de 14 de janeiro de 2016. De acordo com o documento, o processo seletivo temporário irá "atender a necessidade inadiável de execução de atividades-fins da Secretaria da Saúde, na área de regulação".

As 40 vagas serão para a carreira de especialistas em saúde, na área de especialização em Medicina, para exercício exclusivo de funções inerentes à área de regulação na SES-RS.

Confira a autorização do governador para a seleção da SES-RS

Confira a autorização do governador para a seleção da SES-RS

Ainda de acordo com a autorização, o processo seletivo terá seu edital publicado no Diário Oficial do Estado, em data a ser definida. O documento deverá ser divulgado com as seguintes regras: prazo mínimo de dez dias para a inscrição; local e horário de inscrição; habilitação exigida para função; e critérios de classificação e desempate.

Os aprovados na seleção serão contratados por um ano, podendo ter o contrato prorrogado por igual período, no caso de continuidade da situação emergencial da SES-RS. O contrato poderá ainda ser rescindido a qualquer momento, de acordo com o órgão contratante.

No prazo de vigência da contratação de pessoal emergencial concedida, o Governo do Estado informou ainda que realizará concurso público para suprir as necessidades de recursos humanos para a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.

Último concurso da SES-RS ocorreu em 2013

Último concurso da SES-RS ocorreu em 2013 (Foto: Pixabay)
Último concurso da SES-RS ocorreu em 2013 (Foto: Pixabay)

O último concurso da SES-RS ocorreu em 2013. Desde então, a Secretaria vem realizando processos seletivos simplificados. Há cinco anos, a seleção ofereceu 1.500 vagas, para cargos de níveis médio, médio/técnico e superior.

Entre as vagas ofertadas na época, cargos da carreira de especialistas em saúde, de nível superior, foram contemplados, sendo eles: administrador; analista de sistemas; arquiteto; arquivista; assessor jurídico; assistente social; bibliotecário; biólogo; contador; enfermeiro; engenheiro (diversos); estatístico; farmacêutico; jornalista; médico (diversas áreas); nutricionista; odontólogo; pedagogo; psicólogo; entre outros.

O processo de seleção foi composto por avaliações teóricas e objetivas, sendo a única etapa, com 70 questões, envolvendo temas de Português, Informática, Raciocínio Lógico, Legislação e Conhecimentos Específicos. Os salários variaram de R$769,42 a R$3.117,07, com a carga horária de 30 horas. 

Prepare-se para a seleção da SES-RS

Prepare-se para a seleção da SES-RS

Saiba como pontuar na análise de títulos

processo seletivo da SES-RS ainda não tem previsão de publicação de edital. No entanto, para quem deseja uma vaga no órgão, é preciso se preparar com antecedência. Mesmo sem os critérios de seleção divulgados, é comum que muitos concursos e processos seletivos incluam a análise de títulos em suas etapas. Para entender como funciona este processo, FOLHA DIRIGIDA traz as explicações da coach Deborah Cal, que fala sobre o assunto. Confira! [VIDEO id="7649"]