Governo cancela concurso da Polícia Civil-RR para 330 vagas

Governo do Estado de Roraima publica decreto cancelando o concurso para 330 vagas da Polícia Civil.

Autor:
Publicado em:15/02/2019 às 08:56
Atualizado em:15/02/2019 às 08:56

O concurso para a Polícia Civil de Roraima está oficialmente cancelado. Após a revisão da liminar que o mantinha em andamento, o governo do Estado publicou decreto interrompendo a seleção na edição do Diário Oficial do dia 13, divulgada somente na tarde da quinta-feira, 14.

A devolução da taxa de inscrição dos mais de 30 mil candidatos será responsabilidade da Secretaria de Administração. FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o órgão para saber quais são os procedimentos necessários para pedir o reembolso, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria. 

(Foto: Reprodução/ Diário Oficial)
(Foto: Reprodução/ Diário Oficial)

Dentre os motivos alegados para o cancelamento do concurso está o estado de calamidade financeira em Roraima. O Estado também alega que não houve um estudo de impacto orçamentário da seleção, procedimento anterior â publicação do edital. O aviso oficial de cancelamento também já foi feito à banca, Fundação Vunesp.

Estado cancelou quatro concursos este ano

O concurso para a Polícia Civil de Roraima já havia sido cancelado no início de fevereiro, junto com as seleções para a Polícia Militar, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e a Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes). 

No caso da Polícia Civil a Justiça concedeu, no dia 4 deste mês, uma determinação para que o andamento do concurso não fosse interrompido. Decisão essa que foi revista pelo juiz Luiz Alberto de Moraes Júnior da 2ª Vara da Fazenda Pública.

O principal motivo alegado para o cancelamento dos concursos foi a crise financeira. O estado, mesmo depois da intervenção federal, ainda estaria gastando mais do que arrecada. O vice-governador, Frutuoso Lins, disse que, se os concursos fossem levados adiante, haveria impacto financeiro no pagamento dos servidores. 

Polícia Civil-RR ofertava 330 vagas

O concurso Polícia Civil-RR ofertava um total de 330 vagas efetivas. As oportunidades eram nas carreiras de delegado classe substituta (35); médico legista (seis); odonto-legista (duas); perito criminal em diversas áreas (14); escrivão (120); agente (100); perito papiloscopista (15); auxiliar de perito criminal (23) e auxiliar de necrópsia (15).

As vagas incluíam reserva para pessoas com deficiência e as lotações seriam na capital e no interior do Estado de Roraima. Os ganhos iniciais chegariam a R$18.387,42.

Os candidatos seriam avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, marcadas para o próximo final de semanas. Além dessas etapas, haveria avaliação psicológica, teste de aptidão física (TAF), prova oral, análise de títulos,  investigação e o curso de formação.