Governador eleito no ES reavaliará quadro e não garante concursos

O governador eleito no Espírito Santo, Renato Casagrande, quer reavaliar o quadro e não garante novos concursos públicos.

Autor:
Publicado em:30/11/2018 às 14:15
Atualizado em:30/11/2018 às 14:15

Eleito ainda no primeiro turno, Renato Casagrande assumirá em 2019 o governo do Estado do Espírito Santo. Na última semana, o filiado ao PSB concedeu  coletiva de imprensa e falou sobre as perspectivas no serviço público. Ele pretende reavaliar o quadro e não garante a realização de novos concursos públicos.

A coletiva realizada pelo novo governador teve o intuito de anunciar novos nomes para compor a equipe de governo. Após apresentá-los, Renato Casagrande respondeu aos questionamentos da imprensa presente no evento

A reportagem de FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do governador para confirmar as informações. Em nota oficial, ela confirmou que o objetivo do governador é reavaliar o quadro que será deixado pela atual gestão.

Renato Casagrande, que tomará posse em janeiro 2019, afirmou que se a economia apresentar sinais positivos pretende redefinir as metas e prioridades do estado. Dessa forma, ele não garante a realização de novos concursos públicos.

“O momento é de cautela e responsabilidade com as contas públicas. Não é possível garantirmos agora que o reajuste e os concursos públicos previstos no Orçamento de 2019, enviado à Assembleia Legislativa pela atual administração, serão efetivados."

Renato Casagrande vai reavaliar o quadro ao assumir governo do ES (Foto: Raphael Marques)
Governador do ES vai rever situação financeira do Estado, após assumir
(Foto: Raphael Marques)

O governador ressalta ainda que, primeiramente, quer saber como vai herdar a administração do estado. Assim, saberá qual é a real situação e o que poderá ser feito. Casagrande afirmou que sua equipe de transição avalia a peça orçamentária e, se necessário, apresentará alterações para garantir o equilíbrio financeiro.

É imprescindível trabalharmos com os dois pés fincados no chão, atentos aos cenários nacional e estadual.

Junto com o governador, estavam na coletiva de imprensa o futuro secretário de segurança, Roberto Sá, a vice-governadora Jaqueline Moraes, a futura secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro e o futuro chefe da polícia civil, delegado Arruda.

Concursos autorizados no atual governo tem futuro incerto

Embora não esteja entre as prioridades do novo governo, a realização de concursos públicos no Espírito Santo tem sido algo frequente. Prova disso é que, além da seleções abertas e em andamento, cerca de dez outras ainda estão previstas e com a expectativa de edital em 2019.

O governador Paulo Hartung autorizou a realização de vários concursos durante o seu mandato. Muitos deles foram realizado, mas alguns ainda não tiveram os ediais publicados, Ao todo, são mais de 500 vagas autorizadas para vários órgãos e carreiras.

No último dia 8 de outubro, por exemplo, foram publicadas as comissões organizadoras de vários desses concursos autorizados. Esse era um indício de que os preparativos das seleções seriam tocados com celeridade.

Confira o quantitativo de oportunidades autorizadas nas últimas semanas por órgão:

Órgão Vagas
Sedu-ES 1.200 
Polícia Civil-ES 33 
Ipem 15 
Iases 200 
Detran-ES 94 
Sejus-ES 200 
Jucees 10
Secont-ES 10
Der-ES 16
Iopes 6

Mais de mil vagas estão previstas para a educação

Dos concursos que foram autorizados pelo governador Paulo Hartung, o grande destaque é o da Secretaria de Educação. Em agosto, foi publicado um aval para 1.200 vagas nos cargos de professor e agente de suporte educacional.

Para nível médio, serão 200 vagas de agente de suporte educacional, com remuneraçã de R$1.825,82. Os interessados com nível superior concorrerão ao cargo de professor, que terá mil vagas e proporciona ganhos de R$2.081,68.

Em 2018, a Sedu realizou um concurso com 1.025 vagas para o magistério. Homologado em junho, o governador autorizou este mês a nomeação de 167 aprovados. No início da semana, foram publicados editais de processo seletivo visando a contratação de temporários.

'Um efetivo defasado', diz Casagrande sobre segurança

Outro concurso que está autorizado pelo governador Paulo Hartung é para a Polícia Civil do estado. A corporação tem 173 vagas que serão oferecidas em um novo edital que deve ser divulgado ainda este ano. A previsão é que o documento seja publicado nas primeira semanas de dezembro. 

O edital contemplará os cargos de escrivão de polícia; perito oficial criminal; psicólogo; médico legista; auxiliar de perícia médico legal; investigador de polícia; e assistente social.

Além dessas carreiras, o governador autorizou em agosto 33 vagas para o cargo de delegado. Para este concurso, a comissão organizadora já foi formada e os preparativos para a escolha da banca foram iniciados. Por isso, esta seleção deverá ser realizada.

Em entrevista ao programa Bom Dia Espírito Santo, o governador eito Renato Casagrande falou sobre o que espera da segurança pública. Segundo ele, deverá encontrar um quadro de defasagem nas diversas corporações, mas explica que não será possível resolvê-lo de uma hora para outra.

"Eu sei que nós vamos encontrar um efetivo de Polícia Militar, Civil e Bombeiros defasado e agente penitenciário e inspetores também com defasagem. Eu sei que nós vamos encontrar dificuldades. Mas, não é algo que você resolve de um dia para o outro e nem de um ano para o outro. Nós vamos recomeçar e retomar uma atenção especial a essa área, que é uma área que a população hoje exige uma prioridade de governo."

 [VIDEO id="7717"]

Carregando...