Governador do ES anuncia 527 vagas a mais no concurso PM e Bombeiros

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou o aumento do número de vagas dos concursos PM e Bombeiros-ES.

Autor:
Publicado em:01/11/2019 às 14:12
Atualizado em:01/11/2019 às 14:12

O governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou por meio de sua conta oficial do Instagram o aumento do número de vagas dos concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Serão providas 527 oportunidades a mais do que o previsto no edital de abertura.

O concurso PM e Bombeiros-ES ainda está em fase de realização das últimas etapas de seleção. Com o processo ainda em andamento, pode-se descartar que o aumento anunciado pelo governador indique um novo concurso.

Além disso, todos os editais terão prazo de validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final após o curso de formação. As chances são para soldado e oficial.

Concursos PM e Bombeiros-ES podem ter aumento no número de convocados

Confira como ficou a oferta de vagas

Polícia Militar

O edital de abertura trouxe 290 vagas, sendo distribuídas 250 são para soldado combatente, 30 para oficial combatente e dez para soldado músico. A partir de agora, serão providas 740 vagas na corporação, com acréscimo nos cargos de soldado e oficial.

Soldado - de 250 para 650 vagas
Oficial - de 30 para 80 vagas

Corpo de Bombeiros

Para os Bombeiros do Espírito Santo, o edital somava 127 vagas, sendo 120 para soldado combatente e sete para oficial combatente. Agora, serão providas 204 vagas para o Corpo de Bombeiros, sendo distribuídas para as mesmas carreiras.

Soldado - de 120 para 190 vagas
Oficial - de sete para 14 vagas

(Foto: Divulgação)
PM-ES e Bombeiros-ES terá mais vagas sendo preenchidas
(Foto: Divulgação)

Ainda não se sabe como será o provimento dessas vagas e convocação para os cursos de formação. Com o acréscimo das vagas, a previsão é de mais turmas, que deverão iniciar as aulas já no próximo ano.

Em setembro, foram publicados os editais de resultado final da primeira fase dos concursos. O edital para a etapa de entrega de documentos também já foi publicado.

Deputado contestava oferta e pediu mais vagas

A luta por uma oferta com mais vagas nos concursos PM e Bombeiros-ES já estava sendo feita por parlamentares. Em julho, foi anunciado que a Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado aprovou, por unanimidade o relatório do deputado Luciano Machado (PV) que solicitava ao Governo do Espírito Santo o aumento do número de convocações.

De acordo com o relatório,a oferta de vagas não corresponde com as necessidades de ambas as corporações. Isso, com base em três princípios: economicidade (pela existência de um concurso em andamento) viabilidade (pelo aproveitamento de aprovados e excedentes); e necessidade (já que o efetivo atual está abaixo do essencial).

"A convocação dos candidatos excedentes afasta a necessidade de um novo concurso, tendo em vista a carência real de efetivo em face da demanda social existente", destacou o o deputado Luciano Machado.