Governador Camilo Santana anunciará novo concurso PM-CE para 2019
Governador do Ceará promete novo concurso para Polícia Militar e também para a Pefoce em breve.
Autor:
Publicado em:25/01/2019 às 13:33
Atualizado em:25/01/2019 às 13:33
Novidades para os concursos da área de segurança do Ceará. Em evento na manhã desta sexta-feira, 25, o governador Camilo Santana anunciou um novo concurso para a Polícia Militar.
"Já havia anunciado novo concurso para a Polícia Civil, também em breve irei anunciar novo concurso para a Polícia Militar", disse.
A fala foi durante a entrega de 156 veículos para a Polícia Militar, em evento no Quartel do Comando Geral da PMCE, no Bairro de Fátima, em Fortaleza.
No evento também esteve presente o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, que já havia mencionado, em outubro de 2018, a intenção de reforçar o quadro da PM.
Na ocasião, André costa abordou uma nova seleção de praças. Apesar de o governador não mencionar quais os cargos que seriam contemplados neste novo concurso, ao que tudo indica a seleção será mesmo para soldado.
“Foram investimentos em equipamentos, inteligência, tecnologia e também no pessoal. Hoje estamos entregando mais 156 veículos para a PM. Nós precisamos ter uma polícia cada vez mais bem equipada, fortalecida para fazer o trabalho de garantir mais tranquilidade ao povo cearense”, defendeu Camilo Santana.
O secretário André Costa destacou que os investimentos em estrutura e profissionais na Polícia Militar tem sido de grande importância para o Estado avançar no combate às ações criminosas.
Concurso Pefoce também deve sair em breve
Em seu discurso o governador trouxe mais uma novidade. O concurso para a Pefoce, a Perícia Forense do Ceará, deverá também sair em breve. A seleção já havia sido anunciada em abril de 2018, também por Camilo Santana.
A Pefoce é a polícia científica que faz todo o trabalho de análise para as investigações e, segundo o governador, a do Ceará é uma das melhores do país.
"Temos equipamentos modernos, uma equipe altamente equipada. Vamos lançar edital e abrir concurso para novos profissionais já para esse ano”, disse na época do anúncio.
No entanto, em publicação no Facebook André Costa, que também era secretario de segurança na época, afirmou que os cargos são de nível superior. Portanto, é grande a expectativa para que sejam oferecidas as mesmas carreiras do último concurso, feito em 2011.
Na época, foram oferecidas vagas de:
⇒ Médico perito legista - graduação em Medicina; ⇒ Perito criminal - graduação em Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia (Eletrônica, Mecânica, Química), Física, Química; ⇒ Perito legista - graduação em Farmácia; ⇒ Auxiliar de perícia - graduação em qualquer área.
►Oprocesso seletivo:
Os candidatos foram avaliados primeiramente por prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação foi dividida em questões de conhecimentos básicos e específicos,contendo as disciplinas de Português, Atualidades, Noções de Informática e Noções de Direito Processual e Penal. O organizador foi o Cespe (atual Cebraspe);
Houve também as fases de exame de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social, além do curso de formação e treinamento profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP).
Confira concursos para área de segurança [VIDEO id="8473"]