O Estado do Espírito Santo terá um novo concurso para o Departamento Estadual de Trânsito. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Hartung, nesta segunda-feira, 20, no gabinete do Palácio Anchieta. A autorização é para 94 vagas, sendo 80 para o cargo de assistente de trânsito e as demais 14 para analista de trânsito.
Para assistente, poderão concorrer candidatos com o nível médio e os ganhos serão de é de R$ 2.409,75. Já as vagas de analista são para candidatos com o nível superior em diferentes áreas, como Administração, Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Arquitetura, Economia, Psicologia e Serviço Social. Nesta caso a remuneração será de 5.179,94.

Os próximos passos deverão ser a formação da comissão e escolha da banca que ficará responsável por organizar a seleção. Conheça os 13 passos de um concurso público.
Assim como adiantado pela FOLHA DIRIGIDA, foram autorizadas quatro seleções, a do Detran mais uma para o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), uma para Polícia Civil (PC-ES) e uma para Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Somados, os quatro concursos oferecerão 527 vagas.
Confira as distribuíções das vagas:
• Concurso Detran- ES - 94 vagas - níveis médio e superior
• Concurso Polícia Civil-ES - 33 vagas - nível superior
• Concurso Iases - 200 vagas - nível médio
• Concurso Sejus - 200 vagas - nível médio
Acesse curso preparatório com videoaulas
De acordo com o governo, os aprovados nestes concursos reforçarão os quadros de servidores efetivos dos respectivos órgãos. E os do Iases e Sejus substituirão, ainda, os servidores que atuam em cargos de Designação Temporária.
Último concurso Detran-ES foi em 2010
O Detran-ES fez seu último concurso em 2010. Na época foram oferecidas vagas para técnico superior (nível superior) e assistente técnico de trânsito (níbel médio). Estes cargos são os mesmos da próxima seleção, só que tiveram sua nomenclatura modificada para assiste e analista. As oportunidades de nível superior foram para formados em Administração, Direito, Análise de Sistemas, Contabilidade, Estatística, Jornalismo e Psicólogo.
Antes de começar a estudar,
não deixe de ler este e-book!
O processo seletivo foi composto por provas objetivas, para todos os cargos e prova discursiva mais avaliação de títulos, para os cargos de nível superior. As questões abordaram Língua Portuguesa, Informática, Raciocínio Lógico, Administração Pública, Legislação de Trânsito, como conhecimentos básicos. Mais questões de conhecimentos específicos.
Prepare-se para o concurso Detran-ES
Os especialistas em concurso aconselham iniciar a preparação antes mesmo de sair o edital. Estude já com dicas de Língua Portuguesa. [VIDEO id="7743"]