Exclusivo! Concurso Marinha fuzileiros tem quase 20 mil inscritos
A Marinha informou nesta terça, 14, à FOLHA DIRIGIDA, que recebeu quase 20 mil inscrições no concurso para fuzileiros. Provas no dia 26!
Autor:
Publicado em:14/05/2019 às 14:23
Atualizado em:14/05/2019 às 14:23
A exatamente duas semanas para a realização das provas escritas, a Marinha divulgou com exclusividade à FOLHA DIRIGIDA o quantitativo de inscritos do concurso para fuzileiros navais. A seleção registrou 19.668 concorrentes em todo o território nacional. Os locais de provas já estão disponíveis.
Segundo o setor de seleção do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), desse total, 10.917 se inscreveram para o Rio de Janeiro. Os cariocas, inclusive, foram os únicos que ainda não tiveram a confirmação do seu local de prova.
A Marinha informou que trabalhava para divulgar ainda nesta terça-feira, 14, o edital de convocação com os locais - o que realmente aconteceu. Mas adiantou que o local de prova para os candidatos do Rio de Janeiro ainda estava sendo finalizado e não seria divulgado junto com os demais.
Os quase 11 mil candidatos que se inscreveram para prestar a prova no Rio de Janeiro deverão realizar o exame no Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã. A Marinha não confirmou o local, mas recentemente foi publicada no Diário Oficial da União a sua contratação para a realização do exame de fuzileiros.
O estádio está vinculado à Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), mas ainda não se sabe se este será o único local de prova na região. De acordo com o setor, os trabalhos estão sendo feitos para que a informação do local de prova para esses candidatos seja divulgada o mais breve possível.
Marinha recebe quase 20 mil inscritos no concurso de fuzileiros
(Foto: Divulgação)
Prova objetiva terá apenas duas disciplinas
Os concorrentes ao concurso de fuzileiros navais da Marinha realizarão a prova no dia 28 de maio, terça-feira, pela manhã, às 10h. Serão cobradas 25 questões de Língua Portuguesa e 25 de Matemática, para um total de 100 pontos.
Os candidatos terão três horas para completar a avaliação. De acordo com o edital de convocação, a Marinha pede que os candidatos compareçam para exame munidos com documento de identificação, caneta esferográfica azul ou preta, borracha e prancheta.
Quem for aprovado na primeira fase será convocado para as demais etapas, que serão compostas por verificação de dados biográficos, verificação de documentos, inspeção de saúde, exame psicológico, e teste de suficiência física. No teste físico, os candidatos realizarão flexão, corrida, abdominal e natação.
Arena Fonte Nova, Ladeira da Fonte das Pedras, s/nº - Nazaré - (setor Norte Intermediário).
São Luís
Auditório "Paulo Freire" - Cidade Universitária - UFMA - Av. dos Portugueses, nº 1966 - Vila Bacanga.
São Paulo
Universidade Paulista (UNIP) - Rua Luis Góis, nº 2211 - Vila Clementino.
Uruguaiana
Delegacia Fluvial de Uruguaiana - Rua Domingos de Almeida, nº 1194 - Centro.
Vila Velha
Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo - Enseada do Inhoá, s/nº - Prainha.
O edital do concurso da Marinha para fuzileiros navais foi publicado em fevereiro desse ano e é destinado apenas a candidatos do sexo masculino, que tenham de 18 a 21 anos até 1º de janeiro de 2020 e nível médio completo, não podendo estar isento do serviço militar. Também é preciso ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m.
Estão em disputa 960 vagas para o curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN). A Marinha distribuiu as vagas nos órgãos de formação da seguinte forma:
720 vagas para o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves – CIAMPA, destinadas aos candidatos das regiões Sul e Sudeste.
240 vagas para o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília - CIAB, destinadas aos candidatos das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
O fuzileiro naval recebe remuneração, após o curso, de R$1.950, valor este que é composto pelo soldo de R$1.560, mais adicional militar de 13% e adicional de habilitação de 12%. Os valores mencionados são referentes a 2019, pois para as turmas de 2020 ainda não foram divulgadas as atualizações. [VIDEO id="8714"]