Embasa recebe autorização para novo concurso com 854 vagas
A Empresa Baiana de Água e Saneamento recebeu autorização para realizar um novo concurso com mais de 800 vagas.
Autor:
Publicado em:23/04/2019 às 13:45
Atualizado em:23/04/2019 às 13:45
O concurso Embasa 2019 está autorizado. A portaria autorizativa foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia desta terça-feira, 23. De acordo com o documento, a seleção visa o provimento de 854 vagas.
A distribuição das vagas não foi divulgada na resolução definiu a autorização do concurso. Espera-se, portanto, que a seleção possa contemplar a vários cargos de diversos níveis de escolaridade.
A reportagem de FOLHA DIRIGIDA tentou contato com a Empresa Baiana de Água e Saneamento para saber se já foi dado início aos preparativos da seleção e sobre possíveis prazos, mas até o fechamento dessa reportagem não obtivemos retorno.
Confira o trecho da resolução:
A Embasa torna público que o Conselho de Administração, no uso de suas atribuições estatutárias e tendo em vista o deliberado na reunião ordinária realizada em 27 de novembro de 2018, resolveu autorizar a realização de Concurso Público para provimento de 854 vagas.
Conforme antecipado por FOLHA DIRIGIDA, o concurso da Embasa já estava previsto no orçamento de 2019 e tinha grandes chances de ser realizado.
Sancionado pelo governador e publicado em dezembro de 2018, o documento informava que o quantitativo seria de 879 vagas, especificadas como "concurso a realizar". No entanto, a portaria trouxe um número um pouco menor.
Embasa realizará novo concurso em mais de 800 vagas
(Foto: Divulgação)
Confira as carreiras do último concurso Embasa
Realizado em 2017, o último concurso contemplou a diversos cargos dos níveis médio, técnico e superior. Foram oferecidas 600 vagas para as carreiras de assistente e analista de saneamento em diversas áreas.
Os candidatos puderam se inscrever para cargos de:
agente operacional;
operador de processos de água e de esgoto;
agente administrativo;
assistente de laboratório;
técnico operacional - Edificações;
técnico em eletromecânica;
analista de tecnologia da informação (Desenvolvimento);
contador/analista de gestão (Ciências Contábeis);
engenheiro (Civil/ Produção Civil, Sanitária/ Sanitária Ambiental e Elétrica).
A Embasa ofereceu chances para 64 municípios, contemplando unidades de Salvador, da região metropolitana e do interior. Os salários admissionais variaram entre R$1.122,84 a R$6.793,31.
Embasa está sem cadastro válido desde novembro
A seleção foi organizada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), com prazo de validade de seis meses, contados a partir da data da homologação do resultado final, prorrogável por mais seis meses. Dessa forma, a Embasa está sem cadastro de resrva válido desde novembro de 2018.
Os concorrentes foram avaliados por meio de diversas etapa, sendo prova objetiva, discursiva, teste de aptidão física e avaliação de títulos,variando as etapas conforme o cargo pretendido.
Quanto às provas objetiva e discursiva, foram compostas pelas disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Legislação, Noções de Administração Pública, Noções Gerais da Igualdade Racial e de Gênero, Conhecimentos Específicos e redação.
Os exames foram aplicados nas cidades de Salvador, Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista. A Embasa realizou a primeira convocação dos aprovados logo depois da homologação, chamando 147 profissionais em dezembro de 2017. [VIDEO id="7157"]