Cremerj pede novos concursos SMS-RJ para repor servidores

Conselheiro da Cremerj critica contratações via OS's e solicita novos concursos SMS-RJ para suprir vagas de médicos e melhorar atendimento.

Autor:
Publicado em:31/07/2019 às 12:53
Atualizado em:31/07/2019 às 12:53

A falta de servidores na Saúde do município do Rio de Janeiro tem acarretado uma série problemas de atendimento nos hospitais. Por causa desta situação, profissionais do Cremerj pedem novos concursos SMS-RJ.

Em entrevista concedida ao Bom Dia RJ, Rafael Câmara, um dos conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), afirmou que a situação só vai melhorar quando a prefeitura contratar pessoal efetivo.

“Os colegas que estão trabalhando são de concursos antigos, pessoal que ganham salário irrisório. As contratações por OS não estão mais ocorrendo, porque falta dinheiro. Há um problema enorme de mão de obra (...).”

Ainda segundo Câmara, a falta, principalmente, de médicos se estende pelas UPA’s, Clínicas da Família e hospitais municipais, como é o caso do Salgado Filho, no Méier. Lá, um único médico chegou a ficar responsável sozinho pelo Centro de Terapia Intensiva e outros dois pela emergência.

(Foto: Divulgação)
Conselheiro do Cremej critica falta de profissionais da Saúde no município do Rio
(Foto: Divulgação)

Também faltam enfermeiros, de modo que amigos e parentes de paciente precisam fazer as vezes desses profissionais, auxiliando na alimentação e suporte aos doentes. Câmara denuncia que casos fatais podem aumentar por conta da situação de infraestrutura e mão de obra. 

“Isto é o cenário de uma masmorra medieval e não de um hospital. Um médico atendendo 45 pacientes é absolutamente impossível, não vai haver qualidade. São heróis que estão trabalhando aí.”

 Para o conselheiro da Cremerj, além da questão estrutural dos hospitais, a falta de concursos públicos é uma das principais causas deste cenário. Ele critica que as contratações por OS’s não estão ocorrendo e que aponta que a prefeitura precisa contratar pessoal efetivo por meio de concurso. 

“A Saúde está completamente desestruturada no Rio de Janeiro, (...) tudo por causa da falta de pessoal. Não tem jeito, ou se contrata médicos ou vai continuar desse jeito. Ou faz um concurso decente e abandona essa história de OS ou o problema só vai piorar.”

Concurso SMS-RJ: subsecretária prevê posse para este ano

Prefeitura tem concurso em andamento

Neste ano, a Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou alguns editais de concurso público para contratar profissionais da Saúde. Contudo, uma das críticas de profissionais da área é que a maior parte da seleções são para contratações temporárias. 

Para efetivos foi homologado no último dia 19 de julho o resultado do concurso para área de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde do Rio. Os selecionados poderão ser contratados durante a validade da seleção. 

O prazo é de dois anos, contados a partir da homologação, mas poderá ser prorrogado por mais dois. Até o momento não se sabe quando serão iniciadas as convocações dos aprovados. 

Concurso SMS-Rio Enfermagem: sai homologação do resultado final

A oferta é de 112 vagas imediatas, além de formar cadastro de reserva. As chances estão distribuídas pelos cargos de auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e enfermeiro. As funções exigiam os níveis fundamental, técnico e superior, respectivamente.

Além desta, também há uma seleção com 900 vagas para médicos efetivos. As oportunidades são em várias especialidades. As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas em setembro. Saiba mais sobre outros concursos da Saúde do Rio:

. Concurso SMS-RJ publica edital com 900 vagas para médicos
Concurso SMS-RJ: publicado novo edital com vagas para todos os níveis
Concurso SMS-RJ: divulgada classificação final para nível superio

[VIDEO id="7752"]

Carregando...