A falta do concurso IBGE e consequentemente o déficit de pessoal vêm sendo motivo de preocupação sobre as condições de trabalho do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Por isso, na quarta-feira, 8, a Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do IBGE (Assibge) publicou uma carta, destinada aos prefeitos e parlamentares, cobrando que estas autoridades pressionem o Governo Federal para a realização do concurso.
Segundo o texto: "é fundamental que prefeitos, vereadores, deputados e senadores cobrem a realização de concurso público (do IBGE), com vagas suficientes não apenas para a operação censitária, mas também para dar conta das inúmeras pesquisas estratégicas realizadas continuamente, bem como a aprovação da reestruturação do Plano de Carreiras que valorize os servidores do IBGE, sob risco de o instituto paralisar suas atividades".
• IBGE já registrou 220 aposentadorias em 2018
O Censo 2020 está entre as principais preocupações do IBGE e também, como citada na carta, do sindicato. Isto porque os preparativos da pesquisa já começaram e é necessário um reforço do quadro do pessoal efetivo, que é responsável por coordenar e treinar os profissionais que serão contratados como temporários.
Segundo o sindicato, a operação censitária envolve não só recursos para a contratação de equipamentos e pessoal temporário, como também todos os servidores da casa. Isso visando a coordenar e a manter, sob critérios técnicos de qualidade, as etapas de treinamento, coleta, análise e disseminação dos resultados.
Confira mais um trecho da carta:
Em função disso, nós, servidores do IBGE, realizamos neste 10 de agosto um DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO em todo o país. Chamamos a atenção dos três poderes e da sociedade brasileira para a importância estratégica do IBGE e para a necessidade de fortalece-lo, como um órgão público determinante para o planejamento de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal.
Além da mobilização nacional, nesta sexta-feira, 10, acontecerá uma nova reunião entre a direção do IBGE, representantes do Ministério do Planejamento e do sindicato. O concurso IBGE deverá ser abordado no encontro.

(Foto:IBGE)
Pedidos de concurso IBGE avançam no Planejamento
Enquanto as revindicações para uma nova seleção se intensificam, os pedidos do concurso do IBGE, para efetivos e temporários, avançaram no Ministério do Planejamento, onde encontram-se sob análise.
O órgão tem duas solicitações: uma com 1.800 vagas para efetivos e outra para a contratação temporária de pessoal, que será destinada ao Censo 2020. Para esta deverão ser oferecidas mais de 200 mil vagas temporárias. Os dois pedidos tiveram andamentos no dia 3 de agosto e chegaram ao setor de Divisão de Concursos Públicos.
Para o concurso IBGE efetivos, a solicitação é para: