Edital do concurso PC-CE com mais de mil vagas pode sair este ano
O edital do concurso público da Polícia Civil do Ceará com oferta de 1.496 vagas pode sair este ano, segundo o secretário André Costa.
Autor:
Publicado em:19/10/2018 às 08:06
Atualizado em:19/10/2018 às 08:06
O Estado do Ceará pode ter um novo edital para a segurança pública publicado ainda em 2018. O concurso Polícia Civil-CE com oferta de 1.496 vagas deve sair ainda este ano. Foi o que informou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, por meio de suas redes sociais.
De acordo com André, os esforços estão sendo feitos para que o edital com as regras da nova seleção seja publicado nos próximos dois meses. Uma data, no entanto, ainda não foi divulgada. O concurso já está autorizado, mas ainda não tem banca definida.
"Haverá cerca de 1.496 vagas para Delegados, Inspetores e Escrivães. Estamos trabalhando para publicar o edital ainda este ano. Todos os cargos exigem nível superior", disse André Costa por meio das redes sociais.
A próxima etapa a ser concluída antes da publicação do edital será a escolha da organizadora. A Polícia Civil ainda não divulgou uma previsão para ter o nome da instituição que será a responsável pelo recebimento das inscrições e realização das etapas de seleção.
Em sua publicação, o secretário André Costa falou ainda sobre os outros concursos para a segurança do Ceará. Sobre o concurso Pefoce, a previsão também é de edital em 2018. Para a PM (oficiais) e Bombeiros (soldado e oficiais), não há previsão de concurso pois a atual seleção ainda está em andamento.
Já sobre a carreira de soldado da Polícia Militar, a secretaria espera o aval para chamar aprovados do último concurso, mas não descarta uma nova seleção. A espera é por uma decisão da PGE para autorizar uma nova turma.
Secretário diz que edital deve sair ainda esse ano
(Foto: Divulgação/AL-CE)
Governador do Ceará autorizou seleção para três cargos
O concurso da Polícia Civil do Ceará foi autorizado em agosto deste ano pelo governador Camilo Santana, que foi reeleito no estado. Foram autorizadas 1.496 para as carreiras de delegado, escrivão e inspetor, com distribuição ainda não definida.
Todos os cargos do próximo concurso exigirão nível superior como requisito. As demais exigências e informações adicionais como, por exemplo, as remunerações iniciais e carga de trabalho a ser cumprida ainda não foram divulgadas pela corporação.
Confira cursos para a Polícia Civil-CE
Camilo Santana explicou que o objetivo realizar o concurso da Polícia Civil-CE o mais rápido possível, pois o objetivo é torná-la uma das melhores corporações do Brasil. O governador enfatizou que a última seleção, ainda durante o seu governo, colaborou para um aumento de 42% do efetivo.
A expectativa de Camilo é conseguir dobrar o número de servidores na Polícia Civil do Ceará com o próximo concurso público. O anúncio da autorização foi dado durante uma live em seu facebook oficia. Na ocasião, o governador disse que os trâmites da seleção ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento.
"A Seplag organizará todos os trâmites para um novo concurso público ainda este ano. Estou autorizando, e venho publicamente anunciar para quem deseja fazer parte da Polícia Civil do Ceará, para quem deseja já começar a se preparar, iniciar os estudos, que está autorizado um novo concurso."
Outros concursos previstos no Ceará para 2018 / 2019:
Vunesp foi a banca do último concurso Polícia Civil-CE
Quem deseja ingressar na corporação deve começar a se preparar antecipadamente. Uma das melhores maneiras é tendo como base o edital do último concurso. Nesse caso, a seleção mais recente é do ano de 2014, quando a Polícia Civil do Ceará ofertou 763 vagas para os cargos de delegado, escrivão e inspetor.
A banca escolhida para organizar a seleção foi a Fundação Vunesp. A seleção foi homologada em 2016. Na época, as carreiras contavam com remunerção inicial de R$2.946,19 para inspetor e escrivão e R$14.592,39 para o delegado. A nova seleção terá valores reajustados, que ainda não foram informados.
Edital do último concurso PC-CE
A carga de trabalho será de 40 horas semanais para todos os cargos, que exigem nível superior. Para delegado foram realizadas duas fases, sendo a primeira composta por provas objetivas e discursivas.
Os candidatos foram avaliados por meio de diversas etapas, como provas objetivas e discursivas, além de análise de títulos, avaliação psicológica, exame de capacidade física, investigação social e curso de formação. [VIDEO id="7488"]