DPE-MG altera data da prova objetiva do concurso para defensores
A data da prova objetiva do concurso DPE-MG para defensor foi alterada para o dia 26 de maio.
Autor:
Publicado em:21/01/2019 às 10:14
Atualizado em:21/01/2019 às 10:14
Um dia após publicado, o edital do concurso para a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPE-MG) teve sua primeira retificação. De acordo com portaria divulgada no Diário Oficial de sábado, 19, a data das provas objetivas para defensores públicos foi alterada.
Previstas para 19 de maio, as avaliações foram adiadas para 26 de maio. A aplicação continua prevista para Belo Horizonte. Os locais e horários ainda não foram informados pela Fundep, banca organizadora.
O edital do concurso DPE-MG saiu no dia 18 de janeiro. A oferta é de 30 vagas mais cadastro de reserva para defensor público. O salário inicial é de R$22.158,82. O cargo tem como pré-requisitos:
Bacharelado em Direito há, no mínimo, três anos;
Experiência de três anos de atividade jurídica até o término do prazo da inscrição definitiva.
DPE-MG abre concurso com 30 vagas de defensor público
(Foto: Divulgação/DPE-MG)
As inscrições serão abertas no dia 25 de março. Os interessados poderão se cadastrar até 25 de abril, pelo site da Fundep. Primeiro, será necessário preencher a ficha com todos os dados solicitados.
Em seguida, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$260. O pagamento será aceito até o dia 26 de abril. Somente desempregados ou inscritos no programa CadÚnico poderão solicitar a isenção da taxa. Os pedidos devem ser feitos de 25 a 31 de março, pelo portal da banca organizadora.
Provas objetivas do concurso DPE-MG terão 100 questões
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, serão a primeira fase do concurso DPE-MG. Elas serão compostas por 100 questões, distribuídas pelas seguintes disciplinas:
Direito Constitucional, Financeiro e Tributário;
Direito Administrativo;
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Direito Civil e Empresarial;
Direito Processual Civil;
Princípios Institucionais da Defensoria Pública e Legislação Específica;
A avaliação valerá cem pontos, sendo um para cada questão. Além das provas objetivas, o concurso para defensores de Minas Gerais será composto por etapas.
São elas: provas discursivas especializadas; inscrição definitiva; prova oral; avaliação de títulos. Confira as datas previstas para cada fase:
2ª etapa – provas discursivas
31 de agosto a 01 de setembro
3ª etapa – inscrição definitiva
4 de novembro e 25 de novembro
4ª etapa – prova oral
27 de janeiro de 2020 a 2 de fevereiro de 2020
5ª etapa – avaliação de títulos
22 de fevereiro de 2020
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
No vídeo abaixo, saiba o que fazer na véspera e no dia da prova do concurso: [VIDEO id="7413"]