A correria do dia a dia, a comodidade e até mesmo a flexibilidade fizeram crescer nos últimos anos a procura pela educação superior a distância. Essa modalidade já ganhou o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), mas ainda gera algumas dúvidas, como se o Diploma EAD vale como curso normal.
Em maio, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) divulgou uma pesquisa que mostra a evolução do ensino a distância. O crescimento é tamanho que deverá, até 2023, ultrapassar o ensino presencial.
De acordo com o levantamento, nos próximos quatro anos 51% dos estudantes matriculados serão da modalidade a distância, enquanto que os demais 49% optarão pelo método presencial. Em 2019, o número já chega a 44% da média de pessoas entrevistadas que escolheriam esse método de ensino.
Diploma EAD tem o mesmo reconhecimento?
Embora ainda haja dúvida e questionamento, é possível afirmar que, sim, o diploma EAD vale como curso normal e tem a mesma validade de um diploma de ensino presencial.
Dessa forma, é possível procurar emprego e tentar uma pós-graduação ou alguma outra especialização normalmente. Não há restrição ou impedimentos. Os critérios utilizados pelo MEC para avaliar as instituições de nível superior são os mesmos, seja EAD ou presencial.

O Ministério da Educação classifica o ensino a distância como sendo “a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”.
A principal diferença entre o presencial e a distância está apenas na modalidade e, dessa forma, não tem porque não ter o mesmo reconhecimento. A carga horária e a grande curricular são as mesmas, assim como o diploma. O ensino passado não muda, apenas a modalidade, que se adequa ao perfil do aluno.
As vantagens de fazer faculdade EAD
Uma das principais vantagens de fazer um curso EAD é a flexibilidade de horário. O aluno terá uma grade curricular a ser cumprida, mas diferentemente do presencial, não terá horários fixos para assistir às aulas. É possível adequar o estudo com a rotina familiar e/ou de trabalho. As atividades também podem ser entregues em prazos mais maleáveis.
Outro ponto que pode ser uma vantagem do curso EAD é o preço. As faculdades privadas costumam cobrar bem mais barato na mensalidade. Isso porque não haverá despesas com materiais, energia elétrica, entre outros. Tudo o que for utilizado será de responsabilidade do aluno.
Confira 5 dicas para transformar o seu hobby em carreira
Além disso, o aluno no ensino a distância não perde nenhum conteúdo. No ensino presencial, chegar atrasado ou não conseguir acompanhar o docente pode fazer com que o estudante se perca ou atrase com o que for proposto. No EAD isso dificilmente acontece, pois é possível registrar e salvar todos os materiais.
Os cursos EAD mais buscados
O Censo da Educação Superior mais recente, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas - o Inep, revela que o aumento do número de estudantes entre 2016 e 2017 é dado principalmente pelo ensino a distância.
O Inep considerou que a modalidade a distância teve uma variação positiva de 27,3% durante esses dois anos. Além disso, mostra que praticamente 90% das matrículas são oriundas da rede privada.
A pesquisa revela ainda os cursos mais buscados pelos estudantes. A lista é encabeçada pela graduação em Pedagogia, que tem quase o dobro de matrículas do segundo curso, o de Administração.
Confira o #top10
- Pedagogia
- Administração
- Serviço Social
- Gestão em Recursos Humanos
- Ciências Contábeis
- Empreendedorismo
- Administração Pública
- Gestão Logística
- História - Licenciatura
- Gestão Ambiental
Leia tabém: