O Dia dos Namorados está aí e junto com ele o amor entre os concurseiros. Dizem que para quem quer passar em concurso público não sobra tempo nem para namorar, mas será que isso é verdade?
Pensando nessa data tão romântica, FOLHA DIRIGIDA foi atrás de um casal que conhece muito bem os concursos públicos na área de Segurança. Kathyane de Brito contou um pouco sobre a relação entre ela, seu marido Agostinho de Brito e os concursos.
Os dois são concursados. Ela é oficial de cartório da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) e ele atua na Polícia Rodoviária Federal (PRF), também no Rio. No entanto, nem sempre foi assim. Para alcançar estes cargos os dois tiveram que se preparar muito.
► Saiba mais sobre concurso PC-RJ 2019!
► Saiba mais sobre concurso PRF 2019!
Os concursos como parte da vida do casal
O casal se conheceu no ano de 2005, mas apenas ele estava se preparando para concursos. Kathyane conta que Agostinho já estava iniciando os estudos para seleções quando se conheceram, e foi ele quem a incentivou a começar também.
No início, a oficial de cartório estudava para concursos na área do Magistério, pois sua primeira formação é em Educação Física. Porém, por incentivo do namorado, ela resolveu mudar para área de segurança pública. Segundo Kathyane, ele achava que tinha tudo a ver com o seu jeito, e juntos já passaram para alguns concursos.
Rio de Janeiro
(Foto: Arquivo Pessoal)
Casal que estuda junto, permanece junto
Os dois chegaram a fazer juntos alguns cursos preparatórios, mas ele estava um nível mais avançado, por ter começado antes. Mesmo que Agostinho estudasse módulos com matérias um pouco mais difíceis e ela ainda no módulo iniciante, o casal não deixou de estudar um ao lado do outro.
♥ "Íamos estudar na mesma biblioteca. Em muitos momentos ele me ajudava com dúvidas e trocando material", conta Kathyane ♥
A Polícia Civil do Rio de Janeiro foi a porta de entrada para Agostinho no status de concursado. Quando passou pela primeira vez em 2006, ele já sabia que queria salário e cargos melhores. Sendo assim continuou a maratona de concurseiro e acabou passando também, em 2008, para a PRF, com lotação no Mato Grosso.
Comece a estudar com o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA!
A família aumentou, mas Kathyane não desistiu dos concursos
Já para Kathyane, a sonhada vaga ainda não havia chegado. A atualmente oficial de cartório, na época descobriu estar grávida durante uma aula de direito penal, em 2009. Os dois confirmaram a gravidez por telefone, com uma ligação ao laboratório onde ela havia feito o teste mais cedo. Mesmo recebendo esta notícia, continuaram estudando, pois sabiam que seria um ano com vários concursos esperados por eles.
O edital do concurso da Polícia Civil do Mato Grosso, para o qual Kathyane queria passar, já havia saído. Junto a isto, nasceu a filha do casal em setembro de 2009. Ela, que levou material de estudos para a maternidade, precisou viajar com a recém nascida para realização da prova. Após todo o esforço, veio aprovação no concurso PC-MT e o tão desejado cargo.
Depois de quatro anos morando em Cuiabá-MT, os dois resolveram voltar para o Rio de Janeiro. Para isso, Agostinho precisou solicitar a remoção para o Estado e para Kathyane o desafio era ser aprovada num novo concurso Polícia Civil-RJ.
O esforço dela se aliou ao destino e na mesma época que saiu a remoção de Agostinho, Kathyane passou para o seu atual cargo como oficial de cartório da PCERJ. Os dois então fizeram as malas de volta ao Rio de Janeiro, onde moram e exercem seus cargos até hoje.
► Concurso PC-RJ: conheça o que faz um técnico de necropsia
Mensagem para os concurseiros apaixonados
Para a entrevistada, a sensação de ser servidor público é muito boa. Segundo ela, conseguir depois de muito esforço e dedicação, lograr um cargo, só traz felicidade. A questão da estabilidade também foi um ponto chave para que os dois ficassem ainda mais realizados.
A oficial de cartório da PC-RJ deixou uma mensagem para os concurseiros apaixonados:
"Se você tiver o sonho de conseguir um cargo, não desista dele até conseguir. Não meça esforços para alcançar o seu objetivo. A vaga chega no momento certo e na hora do merecimento. No entanto, é preciso se esforçar!"
Confira os concursos para a área de Segurança em 2019! [VIDEO id="8473"]
















