DF cria Junta Comercial e determina novo concurso em até dois anos

Governo do Distrito Federal cria a Junta Comercial, Industrial e Serviços (Jucis-DF) e determina novo concurso público em até dois anos.

Autor:
Publicado em:04/07/2019 às 14:13
Atualizado em:04/07/2019 às 14:13

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, sancionou nesta quinta-feira, 4, a Lei nº 6.315, que cria a Junta Comercial, Industrial e Serviços (Jucis-DF). A finalidade da autarquia é efetuar a inscrição e o cadastramento de empresas e atividades afins. 

O órgão, até então administrado pelo Governo Federal, passa agora para a administração do Distrito Federal. De acordo com a lei, a Jucis-DF deverá estruturar o seu quadro de pessoal efetivo. Para isso, um novo concurso público deverá ser realizado.

Ainda segundo o texto sancionado, a Jucis-DF tem até dois anos para realizar o seu concurso. Desta forma, a nova seleção deverá ser aprovada, planejada e realizada até o dia 4 de julho de 2021. 

As vagas a serem oferecidas vão depender da lei de criação dos cargos efetivos. Segundo a o texto, a Jucis-DF deverá elaborar, no prazo de 60 dias, ou seja, até setembro deste ano, o seu regimento interno, que será instituído por decreto. 

Antes que o concurso Jucis-DF ocorra, os servidores cedidos pela União, em exercício na autarquia poderão continuar desempenhando suas atividades até que seja estruturado o quadro de pessoal efetivo.

Estude para o concursos públicos

Estude para concursos!

Conheça a Jucis-DF

A Jucis-DF passa a ser vinculada à Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do DF (Sefaz-DF) e terá autonomia administrativa e financeira. Ou seja, a realização de um novo concurso não dependerá de aprovação do governo

Segundo o secretário da Sefaz-DF, Andre Clemente, essa anomalia de vinculação administrativa surgiu em face da falta de estrutura do Distrito Federal, que, até 1988, funcionava como uma espécie de autarquia federal.

"Porém, com a promulgação da Constituição Federal, o DF adquiriu o status de ente federativo, com capacidade de auto-organização, autogoverno e autoadministração e competências similares a dos estados", afirmou.

Andre Clemente argumenta ainda que se tem observado que os governos estaduais têm melhores condições para tratar dessa matéria porque são responsáveis pelos diagnósticos e solução das necessidades locais. Além disso, o secretário afirma que a transferência da Junta Comercial favorece o empreendedorismo no DF.

Confira concursos da área Administrativa

Prepare-se para concursos em 2019! [VIDEO id="8827"]

Carregando...