Detran-PA divulga locais de prova do concurso para 79 mil candidatos
A banca organizadora do concurso Detran-PA divulgou os cartões de inscrição com os locais da prova objetiva.
Autor:
Publicado em:23/01/2019 às 09:57
Atualizado em:23/01/2019 às 09:57
Os mais de 79 mil candidatos do concurso para o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) já podem verificar os locais onde realizarão as provas objetivas em 10 de fevereiro. A consulta é individual será pelo site da Fadesp, banca organizadora da seleção que oferece 100 vagas.
A recomendação é chegar ao local designado com uma hora de antecedência. Será necessário levar um documento de identidade com foto, cartão de confirmação de inscrição e caneta esferográfica de corpo transparente, de tinta azul ou preta.
Os exames serão realizados em dois horários. Na parte da manhã, será a vez dos 53 mil concorrentes a agente de educação de trânsito. Já no turno da tarde, as provas serão aplicadas para os 26 mil inscritos a agente de fiscalização de trânsito.
Locais de prova do concurso Detran-PA são divulgados
(Foto: Ebserh)
Todos terão quatro horas para responder a 50 questões objetivas e ainda elaborar um texto dissertativo e/ou argumentativo de 20 a 30 linhas. Na avaliação objetiva, as perguntas estarão distribuídas entre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos. Confira:
• Conhecimentos Básicos – 20 questões:
Língua Portuguesa (seis);
Matemática e Raciocínio Lógico (quatro);
Legislação Aplicável ao Detran-PA (quatro);
Ética e Qualidade no Serviço Público (três);
Noções de Microinformática (três).
• Conhecimentos Específicos – 30 questões:
Perguntas com base no conteúdo programático para cada cargo, disposto no edital de abertura do concurso Detran-PA.
Veja os critérios de aprovação no concurso Detran-PA
Os gabaritos preliminares serão divulgados a partir das 10h de 11 de fevereiro, pelo site da Fadesp. Para ser classificado na prova objetiva será preciso alcançar 50% ou mais do total de pontos.
Apenas quem conseguir esses critérios e estiver entre as melhores colocações terá as redações corrigidas. Os textos terão valor máximo de 10 pontos.
Na discursiva, serão avaliados os seguintes itens: adequação ao tema, capacidade de argumentação, coerência argumentativa, elaboração crítica Os aprovados nas primeiras etapas serão convocados para a fase de avaliação de saúde.
Haverá, ainda, teste de capacidade física, avaliação psicológica, entrega de certidão negativa da vara de execução criminal e, por fim, um curso de formação para os candidatos ao cargo de agente de fiscalização de trânsito.
O concurso Detran-PA contempla cargos de nível médio. São 34 vagas para agente de educação de trânsito e 66 para agente de fiscalização de trânsito. A remuneração é de R$2.191,52 em ambos os casos. A carga de trabalho é de 30 horas por semana.
O Departamento de Trânsito contrata pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade ao servidor.
No vídeo abaixo, veja dicas para o dia da prova do concurso: [VIDEO id="7413"]