O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) trouxe informações animadoras para quem achava que os concursos de tribunais não teriam mais novidades este ano. No domingo, 2 de setembro, o CSJT informou por sua página no Facebook que o edital do concurso TRT5, com atuação na Bahia, sairá em breve.

FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região para saber se há uma data para publicação do edital, assim como para contratação da banca organizadora. A Assessoria de Imprensa do TRT-BA negou nesta segunda, 3, qualquer previsão de edital.
O setor esclareceu que a comissão organizadora do concurso TRT-BA está em fase de conclusão do relatório que será encaminhado à presidência do tribunal e depois submetido ao pleno. Dessa forma, os preparativos para nova seleção de técnicos e analistas judiciários ainda está em estágio inicial.
Após a procura da reportagem de FOLHA DIRIGIDA, o tribunal solicitou que o CSJT retirasse a publicação de seu Facebook. O que, de fato, foi feito.
Quer acesso ilimitado a cursos de preparação para concursos?
Concurso TRT-BA: comissão organizadora foi formada em janeiro
Em janeiro, foi formada a comissão organizadora do concurso para o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, com atuação no estado da Bahia. O grupo tinha a obrigação de entregar em 60 dias o projeto básico da seleção que seria encaminhado a possíveis bancas organizadoras.
Tal prazo, no entanto, não foi cumprido. A representante do setor de gestão de pessoas do TRT-BA, Maria das Graças, informou em abril à FOLHA DIRIGIDA que a comissão do concurso ainda começaria os estudos para viabilizar a nova seleção para servidores do tribunal.

judiciários (Foto: Divulgação)
A demora nos trabalhos da comissão foi motivada pela autorização do CSJT para nomear 40 aprovados em concursos. Como o TRT-BA tinha seleção em validade somente até abril deste ano, teve que juntar esforços para garantir que todos os novos servidores fossem nomeados.
“Os trabalhos da comissão ainda são muito iniciais. No momento, estamos dedicando esforços em realizar as nomeações, já que as pessoas da comissão também estão envolvidas neste processo”, disse Maria das Graças.
O tribunal tinha autorização para preencher 40 cargos vagos durante todo ano. A previsão inicial era de que 30 nomeações fossem feitas no primeiro semestre de 2018, aproveitando o cadastro de reserva do último concurso TRT-BA. Já as outras dez vagas autorizadas seriam preenchidas com uma nova seleção.
Último concurso TRT-BA foi realizado há cinco anos
O último concurso para servidores do TRT-BA foi realizado em 2013. Ao todo, foram contempladas apenas 13 vagas. Das oportunidades, oito eram para o cargo de técnico judiciário - área administrativa, que exige nível médio.
Baixe o edital do último concurso TRT-BA:
As outras cinco vagas imediatas eram para a função de analista judiciário, nas áreas administrativa (duas), judiciária (duas) e oficial de justiça (uma). Ainda havia chances em cadastro de reserva para as áreas de Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Contabilidade, Enfermagem, Engenharia, Estatística, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Tecnologia da Informação.
O concurso registrou mais de 69 mil inscritos que foram convocados para prova objetiva com 60 questões distribuídas entre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União, Processo Administrativo, Regimento Interno do TRT 5 e Conhecimentos Específicos, além de uma redação.
Por mais que a banca do concurso TRT-BA ainda não tenha sido definida, veja como a Fundação Carlos Chagas cobra Português nas provas para tribunais: [VIDEO id="8169"]