Os gabaritos e cadernos de questões das provas do concurso TRT15 foram disponibilizados nesta segunda-feira, 30 de julho, pelo site da Fundação Carlos Chagas – banca organizadora da seleção. Ao todo, mais de 70 mil candidatos ao ingresso no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região foram convocados para realizarem os exames em diversas cidades do interior de São Paulo, no domingo, 29.
Baixe os gabaritos das provas do concurso TRT15:
Quem for contra alguma resposta fornecida pela banca organizadora poderá entrar com recurso. Para isso, será preciso preencher formulário específico apenas nos dias 31 de julho e 1º de agosto, pelo portal da FCC. O gabarito definitivo e o resultado das provas objetivas do concurso TRT15 estão previstos para serem divulgados em setembro.
Durante a análise dos recursos, questões poderão ser anuladas. Caso isso ocorra, os pontos referentes a elas serão atribuídos a todos os concorrentes presentes na aplicação dos exames. FOLHA DIRIGIDA questionou o TRT15 sobre o número de faltosos nas avaliações. Mas, até a publicação desta reportagem não obteve retorno.

em diversas cidades do interior de São Paulo (Foto:Divulgação)
No grupo de debate sobre o concurso TRT15, candidatos relataram o alto percentual de abstenção. As provas do concurso TRT15 seriam realizadas, inicialmente, no dia 27 de maio. O tribunal e a banca optaram por adiar a aplicação em decorrência da greve dos caminhoneiros e os reflexos no abastecimento e mobilidade pelo país.
Como calcular a nota das provas objetivas do concurso TRT15?
Os candidatos do concurso TRT15 tiveram quatro horas e meia para responder a 60 questões objetivas. De acordo com edital do concurso TRT15, os candidatos serão pontuados por meio de uma nota padronizada (NP). O número de acertos do concorrente (A) será diminuído da média de acertos do grupo na prova (X).
O resultado é dividido pelo o desvio padrão dos acertos de todos os candidatos em cada prova. Depois, multiplicado 10 e somado com 50, seguindo a fórmula abaixo:
Para todos os cargos, áreas, especialidades e polos de trabalho, as provas objetivas terão caráter eliminatório e classificatório. Será aprovado nessa etapa quem obtiver total de pontos igual ou superior a 200.
Quantas provas discursivas do concurso TRT15 serão corrigidas?
Somente serão corrigidas as provas discursivas de quem foi considerado aprovado na objetiva. Para técnico administrativo, por exemplo, serão avaliadas redações dos 720 melhores classificados, sendo 600 da listagem geral e 120 da cota de negros. Isso indica que dos 36 mil candidatos para o cargo, cerca de 2% terão as provas corrigidas.
Já para analista judiciário da área judiciária será corrigido o seguinte número de estudos de caso da listagem de ampla concorrência:
- Bauru – até a 100ª colocação;
- Campinas – até a 300ª colocação;
- Jundiaí – até a 40ª colocação;
- Piracicaba – até a 100ª colocação;
- Ribeirão Preto – até a 120ª colocação;
- São José do Rio Preto – até a 100ª colocação;
- São José dos Campos – até a 100ª colocação;
- Sorocaba – até a 100ª colocação.
Classificados a técnico de segurança ainda farão prova prática
Somente os candidatos a técnico judiciário da especialidade Segurança aprovados nos exames objetivos e de redação também serão submetidos a mais uma etapa: a prova prática. Ao todo, serão 96 convocados, sendo 80 da classificação geral e 16 da cota de negros. A prova prática será realizada em Campinas, à 99km da capital paulista, no dia 23 de setembro.
A avaliação de capacidade física será composta pelos seguintes exercícios:
- Teste abdominal;
- Teste de flexão com o cotovelo em 90º;
- Teste de corrida de 12 minutos;
Os classificados nessa etapa ainda deverão participar do curso de formação inicial da carreira, de caráter eliminatório. Será considerado aprovado no concurso TRT15 quem obtiver, ao mesmo tempo, 70% de acertos na prova objetiva e 75% de frequência no curso de formação. No vídeo abaixo, saiba como se preparar para os testes físicos em concursos públicos: [VIDEO id="7488"]
O concurso TRT15 tem oferta de apenas duas vagas imediatas para os cargos de técnico judiciário – área administrativa (Segurança) e analista judiciário – área de apoio especializado (Medicina).
Ambas para o polo de trabalho de São José do Rio Preto. Os vencimentos podem chegar a R$12.742,14 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. As demais oportunidades são para formação de cadastro de reserva em cidades do interior paulista.
A seleção apresentou 70.339 candidatos a técnicos e analistas judiciários. O destaque foi a função de técnico da área administrativa que contabilizou, ao todo, 36.121 concorrentes na disputa por vagas para cadastro de reserva. Para se candidatar a essa função era preciso apenas do ensino médio completo.