As provas objetivas e discursivas do concurso TRT15 serão aplicadas no domingo, 29 de julho. Mais de 70 mil candidatos foram convocados para realizar os exames em diversas cidades do interior de São Paulo, como Campinas e São José dos Campos. Para te ajudar nesses dias que antecedem as avaliações, FOLHA DIRIGIDA separou algumas orientações. Confira:
Os candidatos do concurso TRT15 devem verificar os locais exatos onde realizarão as provas. Para isso, é necessário acessar o site da Fundação Carlos Chagas, banca organizadora da seleção. A consulta é individual e mediante apresentação do número do CPF.
⇒ Verifique os locais de prova
As provas do concurso para ingresso no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em São Paulo, serão aplicadas no domingo – quando a circulação de transportes públicos é menor. Por esse motivo, a orientação dos especialistas é sair de casa com antecedência para não se atrasar, assim como analisar o melhor trajeto para chegar ao local de prova.

(Foto: Reprodução)
Na parte da manhã, às 8h, será a vez dos candidatos a técnico judiciário - em todas as especialidades - realizarem os exames objetivos e discursivos. Já no turno da tarde, às 14h30, os inscritos as funções de analistas judiciários - em todas as áreas - terão as provas aplicadas. Os portões serão abertos com 30 minutos de antecedência.
⇒ Confira o que levar para as provas
De acordo com o edital do concurso TRT15, os candidatos deverão levar documento de identidade com foto, caneta esferográfica de material transparente e tinta preta ou azul, além do cartão de confirmação das inscrições. Lápis e lapiseiras não poderão ser utilizados.
Não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos nem materiais de consulta. Os concorrentes também não poderão levar os cadernos de questões. Os gabaritos e cadernos de questões serão divulgados na segunda-feira, 30 de julho, às 17h, pelo site da FCC.
Quem for contra as respostas fornecidas pela banca organizadora poderá entrar com recurso. Para isso, deverão preencher formulário específico nos dias 30 e 31 de julho, por meio do site da FCC.
No vídeo abaixo, saiba o que levar para prova de concursos públicos:[VIDEO id="7780"]
⇒ O que fazer durante a prova
Na realização das provas, a professora Viviane Rocha, da Central de Concursos, recomenda que os candidatos “evitem alimentos pesados e gordurosos antes e durante sua prova. Os alimentos devem estar acondicionados em embalagens transparentes, assim como as garrafas de água, transparentes e sem rótulo”.
Os candidatos do concurso TRT15 terão quatro horas e meia para responder a 60 questões objetivas e ainda elaborar a prova discursiva. A exceção será para os concorrentes aos cargos de técnico administrativo e técnico de segurança, que terão apenas quatro horas para completar os exames.
“Muitos candidatos ficam com sono ou cansados durante as provas, sendo assim, preparação física, descanso e concentração são fundamentais. Tenha calma para a leitura dos textos e a passagem do gabarito. Errar na passagem do gabarito é comum, pois, muitos não treinam para isso”, indica a professora.
Para técnico da área administrativa, o exame terá a seguinte estrutura:
➤ Conhecimentos Gerais – 20 questões:
- Língua Portuguesa;
- Regimento Interno;
- Noções sobre Direitos das Pessoas com Deficiência;
- Raciocínio Lógico-Matemático.
➤ Conhecimentos Específicos – 40 questões;
➤ Redação.
Será considerando habilitado o candidato que obtiver total de pontos igual ou superior a 200.
Provas do concurso TRT15 foram adiadas pela greve dos caminhoneiros
O edital do concurso TRT15 previa que as provas objetivas e discursivas seriam aplicadas no dia 27 de maio. No entanto, desde o dia 21 desse mês o país começou a sentir os reflexos da greve dos caminheiros. Diversas cidades tiveram problemas de abastecimento e mobilidade nas estradas.
Quer cursos preparatórios para o cargo de técnico da área administrativa do concurso TRT15?
Para prezar pela segurança dos 70 mil candidatos, o TRT15 e a FCC optaram por adiar a aplicação dos exames. O concurso TRT15 tem oferta de apenas duas vagas imediatas para os cargos de técnico judiciário – área administrativa (Segurança) e analista judiciário – área de apoio especializado (Medicina).
Ambas para o polo de trabalho de São José do Rio Preto. Os vencimentos podem chegar a R$12.742,14 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. As demais oportunidades são para formação de cadastro de reserva em cidades do interior paulista.
A seleção apresentou 70.339 candidatos a técnicos e analistas judiciários. O destaque foi a função de técnico da área administrativa que contabilizou, ao todo, 36.121 concorrentes na disputa por vagas para cadastro de reserva. Para se candidatar a essa função era preciso apenas do ensino médio completo.