O novo concurso TRT AL está autorizado e poderá ser realizado ainda este ano. O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, em Alagoas, já recebeu o ofício de autorização do CSJT. A informação foi confirmada à Folha Dirigida.
De acordo com o TRT de Alagoas, ainda não há um grupo de trabalho formado. Fica a expectativa para que isso ocorra em breve.
O próximo passo, de acordo com o tribunal, será orçar os custos deste provável concurso e solicitar ao CSJT orçamento para a seleção. No mesmo ofício, o CSJT deu aos tribunais um prazo de 20 dias para quem precisar que solicite aporte orçamentário.
Todos os tribunais, incluindo o TRT AL, receberam o ofício de autorização na última sexta-feira, 22.
Assim que o TRT AL formar o seu grupo de trabalho, os membros devem ficar responsáveis pelo processo de escolha da banca. Mas, isso somente deve acontecer se o tribunal conseguir o orçamento necessário para o concurso.
TRT AL terá que ceder cargos para realizar concurso
Além de orçamento por parte do CSJT, o TRT AL também terá uma outra exigência para conseguir realizar o seu concurso público em 2022. O órgão está entre os tribunais que terão que enviar cargos vagos ao TRT22, no Piauí.
No ofício, o CSJT faz essa exigência a 13 tribunais, são eles:
- TRT 4ª (Rio Grande do Sul);
- TRT 5ª (Bahia);
- TRT 6ª (Pernambuco);
- TRT 8ª (Pará e Amapá);
- TRT 10ª (DF e e Tocantins);
- TRT 11ª (Amazonas e Roraima);
- TRT 12ª (Santa Catarina);
- TRT 13ª (Paraíba);
- TRT 14ª (Rondônia);
- TRT 18ª (Goiás);
- TRT 19ª (Alagoas);
- TRT 21ª (Rio Grande do Norte); e
- TRT 23ª (Mato Grosso).
A decisão já havia sido proferida em fevereiro deste ano e é uma condição para que os tribunais acima possam realizar seus concursos.
(Foto: Divulgação)
Novo concurso TRT AL é aguardado desde 2018
E não é de hoje que o TRT AL tenta realizar um novo concurso para servidores, na área de apoio. Em 2018, o órgão divulgou, com exclusividade à Folha Dirigida, que uma nova seleção já estava nos planos da presidência.
O tribunal aguardava, naquela época, por uma liberação de orçamento, no ano seguinte, para que pudesse avançar nos preparativos.
Ainda não se sabe quais cargos de vagas serão ofertados. Mas, é muito provável que o concurso seja para técnico e analista judiciário, como de costume.
Último concurso foi realizado em 2013
O Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas realizou o seu último concurso TRT AL em 2013. Naquele ano, a banca responsável pela seleção foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).
Foram oferecidas sete vagas imediatas para os cargos de técnico e analista judiciário, além de formação de cadastro reserva. No caso do técnico judiciário - área administrativa, a exigência era apenas nível médio completo ou curso técnico equivalente.
Já o analista, contemplava as seguintes áreas: Judiciária (exigindo formação em Direito), especialidade oficial de justiça e administrativa (formação em qualquer área), além de Contabilidade, Estatística, Psicologia, Engenharia Civil e Psiquiatria.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas.
















