Concurso TRF1 para juiz tem previsão de data para inscrição e provas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região já estima quando serão abertas as inscrições do concurso público para o cargo e juiz. Confira!

Autor:
Publicado em:26/03/2019 às 09:16
Atualizado em:26/03/2019 às 09:16

Após ter confirmado a autorização de um novo concurso TRF1 para juiz substituto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região já trabalha com uma previsão para o recebimento das inscrições. O quantitativo de vagas, no entanto, ainda não foi informado. 

De acordo com a assessoria do TRF1, a ordem da Administração do tribunal é que as inscrições comecem em janeiro de 2020. A data para início e término do prazo ainda não foi definida.

Além disso foi confirmado que a Administração do TRF1 trabalha para realizar, também, as provas durante o ano de 2020. Os meses de cada uma das etapas ainda não foram definidos. No entanto, é possível estimar com base no edital anterior.

No último concurso, as inscrições foram encerradas em 28 de abril e a prova objetiva aconteceu em 21 de junho, quase dois meses após. Dessa forma, se o prazo do concurso TRF1 2019 encerrar em janeiro, é provável que a prova objetiva aconteça entre os meses de março e abril.

TRF1 prepara edital de juiz substituto (Foto: Divulgação)
TRF1 prepara novo concurso para juiz substituto
(Foto: Divulgação)

Cargo de juiz exige nível superior

O concurso TRF1 para juiz substituto foi autorizado por deliberação do Conselho de Administração do órgão. Assim como o quantitativo de vagas, ainda nãos e sabe para quais regiões serão destinadas as lotações. 

Para concorrer, os candidatos deverão ter bacharelado em Direito e para conseguir a posse no cargo será necessário aprovação em todas as etapas de seleção do concurso. 

No último edital, a carreira de juiz proporcionou emuneração inicial de R$23.997. O valor será ajustado em 2019, mas ainda não foi confirmado pelo tribunal. Os magistrados ainda devem fazer juz a benefícios.

Concurso de juiz deverá ter sete etapas

Com base no último edital, que foi divulgado em 2015 e teve o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) como organizador, o concurso TRF1 para o cargo de juiz substituto deverá ser composto por diversas etapas de seleção.

A primeira delas será a prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório. No concurso passado foram cobradas 100 questões, divididas em três blocos, sendo compostas pelas seguintes disciplinas:

  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Financeiro e Tributário;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Internacional Público e Privado;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor. 

⇒ E-book: 10 dicas para passar em concursos públicos

Os aprovados serão convocados para as próximas etapas, que serão: inscrição definitiva, sindicância de vida pregressa e investigação social; exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico; prova oral; e avaliação de títulos.

O Tribunal Regional da 1ª Região abrange a diversos estados, são eles: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas [VIDEO id="8496"]