Concurso TJ-SP terá 309 vagas para juiz e provas serão este ano

O Tribunal de Justiça de São Paulo oferecerá 309 vagas no próximo concurso para magistratura. Provas serão realizadas até dezembro.

Autor:
Publicado em:29/08/2018 às 10:35
Atualizado em:29/08/2018 às 10:35

O concurso TJ-SP terá oferta de 309 vagas para juiz substituto. O número de oportunidades foi definido na segunda-feira, 27 de agosto, durante a primeira reunião da comissão organizadora da 188ª seleção para magistratura do Tribunal de Justiça de São Paulo.  

O setor de concursos do tribunal informou à FOLHA DIRIGIDA que as 309 vagas representam o quantitativo momentâneo de cargos vagos de juiz. Caso existam mais vacâncias até a publicação do edital, as mesmas serão incluídas no quadro de oportunidades do concurso TJ-SP.  A banca organizadora será a Vunesp

Primeira reunião da comissão do concurso TJ-SP para juiz
(Foto: Assessora de Imprensa/TJ-SP)

 

Em nota divulgada pelo TJ-SP, o presidente do tribunal, Manoel Pereira Calças, agradeceu a colaboração dos integrantes do grupo e ressaltou que, ao lado da função administrativa, a que eles assumiam naquele momento é uma das mais relevantes do Judiciário.

“Se escolhem mal, as consequências são inenarráveis. Estou convencido que essa comissão é composta por magistrados e professores extraordinários, que representam muito bem o nosso Tribunal, a nossa Justiça. Agradeço muito por terem aceitado essa missão e só posso dizer que o Tribunal espera muito dos senhores”.

Provas do concurso TJ-SP serão aplicadas até dezembro

Também ficou definido que as provas objetivas, primeira etapa do concurso TJ-SP, serão aplicadas em 100 dias a partir da primeira reunião da comissão, 27 de agosto. Com isso, os exames terão que ser realizados até dezembro. Isso confirma a expectativa que o edital deve sair ainda este ano.

O setor de concursos do TJ-SP adiantou à FOLHA DIRIGIDA que uma nova reunião da comissão organizadora está marcada para quinta, 6 de setembro. Nesse encontro, a data para publicação do edital será discutida.

Para concorrer ao concurso TJ-SP para magistratura é necessário atender aos seguintes pré-requisitos:

  1. Ser bacharel em Direito há, no mínimo, três anos;
  2. Ter três anos de atividade jurídica exercida a partir da obtenção do grau de bacharel em Direito. Tal experiência deverá ser comprovada na data da inscrição definitiva;
  3. Ter até 65 anos de idade na data da inscrição definitiva.

A remuneração atual dos juízes substitutos do TJ-SP de R$24.818,71. Esse valor pode se tornar maior no decorrer da carreira.

Estrutura do último concurso TJ-SP será mantida

No encontro realizado no dia 27, no Palácio da Justiça, a comissão ainda determinou que o próximo concurso para juiz seguirá os mesmos moldes da última seleção, cuja classificação final foi divulgada no dia 8 de agosto. A nota de corte dos cotistas (Resoluções 203 e 208 de 2015) também será mantida.

O último concurso TJ-SP foi composto pelas seguintes etapas: provas objetivas e discursivas, inscrição definitiva, investigação social, exames de sanidade física e mental, prova oral e avaliação de títulos.  

A objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta por 100 questões distribuídas em três blocos de disciplinas. Confira abaixo:

  • Bloco I (30 questões): Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente.
  • Bloco II (35 questões): Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral.
  • Bloco III (35 questões): Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo.

As provas discursivas, também de caráter eliminatório e classificatório, foram compostas por uma dissertação, quatro questões e duas sentenças – uma de natureza cível e uma de natureza criminal. 

No vídeo abaixo, confira a análise do último concurso TJ-SP paa magistratura: [VIDEO id="6840"]