O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe avançou com os preparativos do concurso TJ SE. Após novamente transformar cargos, o presidente assegura que o edital sairá ainda em 2023 e que a seleção será realizada este ano.
A certeza foi dada pelo presidente do órgão, desembargador Ricardo Múcio, durante uma sessão Ordinária Híbrida do Tribunal Pleno realizada na última quarta-feira, 8 de março.
O presidente ainda não cravou uma data, haja vista que o trâmite para escolha da banca segue em andamento. Mas, ao que tudo indica, os preparativos estão avançados e novidades devem ser divulgadas em breve.
Durante a sessão, ocorreu novamente iuma transformação de cargos. A mudança foi na passagem de três cargos de analista de Direito e um de analista sem especialidade para se tornarem três cargos de analista em estatística e um de analista em arquivologia.
Vale lembrar que ainda não foram confirmadas pelo TJ SE quais especialidades serão contempladas.
(Foto: Divulgação)
Recentemente, o próprio presidente garantiu que o concurso TJ SE vai trazer a escolaridade de nível médio para o cargo de técnico. Isso porque o sindicato estava lutando para alterar o requisito para nível superior.
A Diretoria do Sindijus ratificou a sua posição quanto ao requisito, mas o presidente manteve a sua posição, embora reconheça que exista auma contradição no posicionamento da própria gestão.
“É um descompasso entre o que se exige na grade curricular e o ‘sarrafo’ do concurso, isso eu concordo”, disse o presidente.
Inclusive, desder maio de 2022 que o presidente do TJ SE já tinha confirmado a realização de estudos para efetivar o novo concurso público.
A abertura de um novo concurso TJ-SE se faz necessária, principalmente, pelo fato de que o órgão não possui cadastro válido para chamar novos servidores.
Saiba como foi o último concurso TJ SE
O último concurso TJ-SE foi organizado pelo Cebraspe, antigo Cespe/ UnB. Os candidatos foram avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de três horas e 30 minutos.
Avaliação consistiu em 120 questões no modelo Cespe de “certo” ou “errado”, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos. A primeira parte abrangeu as disciplinas de:
- Português
- Noções de Informática (para algumas especialidades)
- Noções de Inglês Instrumental (para algumas especialidades)
- Raciocínio Lógico
- Código de Organização Judiciária do Estado e Regimento Interno do TJ-SE
















