Concurso TJ-PR divulga resultado da prova discursiva de juiz

O Tribunal de Justiça do Paraná divulgou o resultado preliminar da prova discursiva do concurso para juízes substitutos.

Autor:
Publicado em:25/06/2019 às 14:13
Atualizado em:25/06/2019 às 14:13

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná concluiu mais uma etapa de seu concurso público para a magistratura. Os concorrentes ao cargo de juiz substituto já podem conferir o resultado preliminar da prova discursiva.

Resultado TJ-PR

O documento com as notas provisórias foi divulgado no site do Cebraspe, o organizador. A listagem contém o número de inscrição e respeita a ordem alfabética.

Quem não concordar com a nota divulgada pela banca poderá entrar com pedido de recurso. O prazo será aberto a partir das 9h da quinta-feira, 27, e ficará disponível até as 18h da sexta, 28. As contestações deverão ser feitas pelo site da banca.

TJ-PR divulga resultado da prova de juiz substituto (Foto: Divulgação)
Concurso TJ-PR divulga resultado da prova de juiz substituto.
(Foto: Divulgação)

A banca pede que os candidatos sejam claros, consistentes e objetivos ao elaborar o recurso. Além disso, poderão ter acesso à prova discursiva avaliada e aos espelhos de avaliação da prova discursiva a partir das 9h do dia 26 de junho até as 18h do dia 28 do mesmo mês, no site da banca.

Concurso TJ-PR realizará outras etapas de seleção

O concurso TJ-PR para o cargo de juiz substituto é dividido em diversas etapas, podendo eliminar ou classificar, sendo:

  • Prova objetiva;
  • Duas provas escritas;
  • Sindicância da vida pregressa, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico;
  • Prova oral;
  • Avaliação de títulos (classificatório)

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, teve cinco horas de duração e foram cobradas 100 questões distribuídas em três blocos e sendo cobradas as seguintes disciplinas:

 Direito Civi; 
 Direito Processual Civil;
 Direito do Consumidor;
 Direito da Criança e do Adolescente;
 Direito Penal;
 Direito Processual Penal;
 Direito Constitucional;
 Direito Eleitoral;
 Direito Empresarial;
 Direito Tributário;
 Direito Ambiental;
 Direito Administrativo;
 Juizados Especiais;
 Código de Normas e Código de Organização 
 Divisão Judiciárias do Estado do Paraná.

+ Estuda e trabalha? Saiba como superar esse desafio

Já na segunda etapa do concurso - fase atual - serão duas provas escritas, sendo uma discursiva e outra prática, cada uma com cinco horas de duração. Na prova discursiva os candidatos responderão a duas dissertações e seis questões.

A etapa prática, serão duas sentenças, uma criminal e outra cível. Logo após, será a inscrição definitiva para quem estiver aprovado até essa etapa.

Por fim, serão realizadas a fase documental, os exames de sanidade física e mental, além da investigação social. Essas fases estão previstas para o segundo semestre de 2019. Haverá ainda uma prova oral, que pode eliminar.

O edital de juiz substituto foi publicado em dezembro de 2018 e conta com 17 vagas mais formação de cadastro reserva. Para concorrer, é necessário bacharelado em Direito há pelo menos três anos, além de exercício de atividade jurídica pelo mesmo período. A remuneração inicial é de R$24.818,89. [VIDEO id="7377"]