Concurso TJ-GO para juiz: processo de escolha da banca é autorizado
O concurso TJ-GO para juízes substitutos teve autorização para iniciar a licitação para escolha da banca organizadora.
Autor:
Publicado em:22/08/2019 às 08:17
Atualizado em:22/08/2019 às 08:17
O Tribunal de Justiça de Goiás abrirá a licitação para escolha da banca organizadora do concurso TJ-GO para magistratura. Isso porque o juiz auxiliar da Presidência, Aragão Fernandes, autorizou o início dos procedimentos para a contratação da banca.
Em parecer do dia 5 de agosto, Fernandes explicou que a Diretoria Financeira do órgão confirmou a disponibilidade orçamentária para contratar a organizadora. Tendo em vista o histórico médio de custo previsto no Plano Plurianual do Tribunal de Justiça (PPA).
Outro fator abordado é o prazo de contratação dos aprovados no concurso para juiz. No mês de maio, em uma reunião com o governador do Estado, ficou deliberado que o Poder Judiciário não realizará nomeações em concursos até junho de 2020.
Porém, as seleções para magistratura, como apontado pelo auxiliar da Presidência, duram em média 18 meses. Por isso, a homologação seria feita após o período determinado para que as nomeações não ocorram.
O último concurso TJ-GO para juízes, por exemplo, teve edital publicado no dia 3 de novembro de 2014. Seu resultado final só foi homologado em 3 de agosto de 2016. Ou seja, após um ano e quatro meses. Dessa forma, o tribunal entendeu que a nova seleção não será afetada pelo bloqueio das nomeações.
TJ-GO prepara novo concurso para juízes substitutos
(Foto: Prefeitura de Goiânia)
Procurada por FOLHA DIRIGIDA, nesta quinta-feira, 22, a Comissão de Seleção e Treinamento do tribunal confirmou que o processo para escolha da banca foi autorizado. Porém, revelou que os trâmites ainda estão em estágio inicial. As datas para edital, inscrições e contratação da organizadora não estão definidas.
O novo concurso TJ-GO terá a oferta de 43 vagas para ingresso como juiz substituto. O cargo tem como pré-requisitos o bacharelado em Direito com, pelo menos, três anos de prática jurídica. A remuneração, segundo dados de fevereiro, é de R$28.884,25. No decorrer da carreira, os ganhos poderão chegar até R$35.462,28.
Termo de referência do concurso TJ-GO está em análise
A abertura do 57º concurso para magistratura de Goiás foi anunciada, em março, pelo presidente do tribunal, Walter Carlos Lemes. Na ocasião, foi apontado que o primeiro procedimento para a seleção é a autorização do termo de referência.
De acordo com a secretária da Comissão de Seleção e Treinamento do TJ, responsável pelos concursos no judiciário goiano, Marilza Carneiro Favorretto, que essa etapa já está em andamento.
O termo de referência, também conhecido como projeto básico, funciona como um espelho para o edital. Ele contém informações importantes do concurso, como vagas, cargos, estrutura de prova e cronograma previsto. Depois de aprovado, esse ofício é encaminhado para bancas organizadoras, no processo de licitação.
Instituições especializadas poderão concorrer para receber as inscrições e aplicar a primeira etapa do concurso. Segundo o tribunal, a escolha dos integrantes da banca examinadora do 57º concurso para juiz substituto de Goiás será feita em “época oportuna”.
Último concurso TJ-GO para juiz foi realizado em 2014
O último concurso para juiz substituto do TJ-GO ocorreu em 2014. O edital trouxe a oferta de 57 vagas para a carreira. A abertura da seleção foi uma reivindicação da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), protocolada junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Os candidatos foram submetidos a etapas de: prova objetivas; provas escritas; sindicância de vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico; prova oral e avaliação de títulos. A banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas (FCC).
Na prova objetiva foram cobradas questões das disciplinas de:
Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Direito do Consumidor;
Direito da Criança e do Adolescente;
Direito Penal;
Direito Processual Penal;
Direito Constitucional;
Direito Eleitoral;
Direito Empresarial;
Direito Tributário;
Direito Ambiental;
Direito Administrativo;
Direito Agrário.
Em 2017, o TJ-GO também realizou um concurso para quem é formado em Direito. A seleção trouxe a oferta de 85 vagas para o cargo de juiz leigo.
Saiba como estudar Direito Administrativo em concursos: [VIDEO id="7512"]