Concurso TJ-BA: sai gabarito preliminar da prova objetiva de juiz
O Cebraspe divulgou o gabarito preliminar do concurso TJ-BA para a carreira de juiz, cabendo recurso até a sexta-feira, 19.
Autor:
Publicado em:16/01/2019 às 16:20
Atualizado em:16/01/2019 às 16:20
Já está disponível o gabarito preliminar do concurso TJ-BA para juiz substituto, cujas provas objetivas foram realizadas no último domingo, 13 de janeiro. O documento foi divulgado no site do Cebraspe, organizador, mas também pode ser conferido abaixo.
Quem não concordar com as respostas divulgadas pela banca poderá entrar com recurso. As contestações serão aceitas a partir das 9h desta quinta-feira, 17, e ficarão disponíveis até as 18h de sexta-feira, 18.
Para efetuar a solicitação, o candidato terá que acessar o site do Cebraspe e utilizar o sistema eletrônico de interposição de recurso, de acesso exclusivo dos participantes. No mesmo período dos recursos ficará disponível a vista de prova (folha de respostas).
De acordo com o edital, todos os recursos serão analisados e as justificativas de possíveis alterações serão divulgadas no site da banca, sem comunicados individuais. Os candidatos deverão ser claros, consistentes e objetivos.
Para ser aprovado, será preciso obter, no mínimo, 30% de acerto nas questões de cada bloco e 60% de acerto nos três blocos. Se aprovados, serão convocados para as provas escritas. O resultado final da objetiva e a convocação para a prova escrita acontecerá no dia 4 de março.
Prova objetiva foi dividida em três blocos
O Tribunal de Justiça da Bahia recebeu mais de 8.300 inscrições no concurso público para a carreira de juiz. Todos esses candidatos foram convocados para a realização da primeira etapa, a prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório.
O exame foi realizado no turno da tarde, e dividido em três blocos:
Bloco I: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente e Direito das Pessoas com Deficiência
A segunda etapa será composta pelas provas escritas, previstas para acontecer nos dias 29, 30 e 31 de março. Nessa fase, os candidatos terão que responder a quatro questões sobre noções gerais de Direito e formação humanística e sobre pontos do programa do cargo de juiz substituto do TJ-BA.
TJ-BA convocará aprovados para as provas escritas do concurso
(Foto: Prefeitura de Guanambi)
Além disso, o mesmos concorrentes ainda terão que realizar duas sentenças. O concurso TJ-BA ainda contará com inscrição definitiva e sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico.
Para finalizar, os aprovados em todas essas etapas ainda passarão por uma prova oral e avaliação de títulos. O prazo de validade do concurso será de dois anoss, contados a partir do resultado final e podendo ser prorrogado por igual período.
O edital foi publicado em setembro de 2018, com uma oferta de 50 vagas para juízes substitutos, sendo 32 para ampla concorrência, três para candidatos com deficiência e 15 para negros. A carreira é destinada a bacharéis em Direito e proporciona ganhos iniciais de R$23.284,14. [VIDEO id="7770"]