Atenção, candidatos. O edital do concurso TJ-BA para o cargo de juiz substituto deve ser publicado nesta quinta-feira, 27. A informação foi transmitida durante sessão do Tribunal Pleno nesta quarta, 26, pelo desembargador do tribunal e confirmada pela Assessoria de Comunicação.
Durante a sessão, o desembargador Gesivaldo Britto informou que "amanhã será publicado o edital de abertura do concurso para juiz." Segundo ele, o documento seria assinado nesta quarta-feira e divulgado no Diário Oficial posteriormente.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça da Bahia, essa previsão está confirmada. O órgão, no entanto, não confirmou se o documento foi realmente assinado e já foi encaminhado à publicação. Se confirmar o prazo, o edital será divulgado no Diário Oficial e no site do Cebraspe, o organizador da seleção.
O Cebraspe, banca escolhida por meio de dispensa de licitação, teve o seu contrato oficializado no 28 de agosto. O próprio Tribunal de Justiça registrou o momento da assinatura com uma publicação nas redes sociais. A previsão era para que o edital fosse divulgado este mês, o que deve se confirmar.
Confira cursos para o concurso do TJ-BA
TJ-BA tem quantitativo de vagas da seleção confirmado
Embora o edital de abertura ainda não tenha sido publicado, uma informação importante já foi confirmada pelo órgão. O concurso do TJ-BA oferecerá 50 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserba para a carreira de juiz substituto. Os interessados precisarão de graduação em Direito e três anos de atividade jurídica após a obtenção do grau de bacharel.
O crédito complementar para a realização do concurso TJ-BA foi aprovado pelo governador Rui Castro e publicado no Diário Oficial do dia 10 de agosto. Segundo o decreto, o Tribunal de Justiça conta com R$530 mil para executar a nova seleção para magistratura.
A comissão organizadora responsável pela seleção finalizou o projeto básico em junho. Inicialmente, a previsão do órgão era conseguir divulgar o edital do concurso em agosto, o que não aconteceu devido à demora nos trâmites de contrato.

(Foto: Prefeitura de Guanambi)
Último concurso também foi organizado pelo Cebraspe
Os candidatos que desejam concorrer ao próximo concurso de juiz do TJ-BA devem correr com os estudos, pois o edital está próximo. Uma vantagem é que o Cebraspe também foi o responsável pela última seleção, o que facilita na preparação.
O último concurso foi realizado em 2012. Naquela época, a remuneração inicial da carreira era de R$18.335,80. Os concorrnetes passaram por cinco etapas de seleção. O próximo edital deve seguir os mesmos padrões e as etapas devem ser semelhantes. Conheça as fases da seleção:
⇒ Prova objetiva, eliminatória e classificatória;
⇒ Provas escritas, eliminatórias e classificatórias;
⇒ A terceira etapa consistiu em inscrição definitiva, sindicância de vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, e exame psicotécnico, todos eliminatórios;
⇒ Prova oral, eliminatória e classificatória;
⇒ Avaliação de títulos, classificatória. [VIDEO id="7649"]