Mais uma etapa concluída no concurso do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL). Desta vez, os inscritos ao cargo de analista judiciário — especialidade em oficial de justiça — já podem consultar o resultado final da avaliação de títulos. O documento foi disponibilizado no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca responsável pela seleção.
Ao contrário dos outros cargos, dos quais já tiveram o resultado definitivo da análise de títulos publicado em agosto, a carreira de oficial de justiça teve suas provas discursivas aplicadas em uma data posterior devido a uma suspensão. Por isso, a etapa de análise de títulos para oficial foi corrigida depois.
As provas do concurso TJ-AL para oficial foram reaplicadas no dia 13 de maio. O exame ocorreu em Maceió e os candidatos tiveram que responder 80 questões. As disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Legislação Específica e Conhecimentos Específicos.
Foram avaliados os títulos dos candidatos aprovados na prova discursiva até a 150ª posição para o cargo de analista judiciário - oficial de justiça; até a 150ª posição do cargo de analista judiciário – area Judiciária; e até a 10ª posição do cargo de analista judiciário – Apoio Especializado - Estatística. Em todos os casos foram respeitados os empatados na última posição.
Resultado definitivo da avaliação de títulos para oficial do concurso TJ-AL:
Mais de 42 mil pessoas se inscreveram para o concurso TJ-AL
O concurso TJ-AL registrou 42.762 inscritos. O documento informando o número de inscrições deferidas foi publicado no site da FGV. A maior concorrência foi para o cargo de técnico judiciário — área Judiciária, de nível médio. Esse cargo registrou 33.935 inscrições para as 100 vagas ofertadas.
A segunda carreira com o maior número de inscritos foi o de analista judiciário — área Judiciária, que recebeu 5.075 inscritos, e foi seguido pelo cargo de analista judiciário - oficial de justiça avaliador, com um total de 3.711 candidaturas. Cada cargo oferta 15 vagas.

Seleção oferta 131 vagas (Foto:Divulgação/TJAL)
A seleção oferece, no total, 131 vagas. O cargo de analista judiciário exige nível superior e o vencimento básico é de R$5.101,92. Para o técnico judiciário, o salário é de R$ 2.550,9. Ambos terão carga de trabalho de 30 horas semanais. O prazo de validade do concurso do Tribunal de Justiça de Alagoas será de dois anos, contados a partir da homologação e podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Todos os aprovados no TJ-AL podem ser nomeados
Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o diretor adjunto de Gestão de Pessoas do TJ-AL, Klistenes Silva Lessa Santos, revelou que todos os aprovados na seleção serão nomeados, senão no mesmo momento, mas de forma gradativa e sequencial, para atender a necessidade atual de preencher as vagas ociosas. Ele explicou que as convocações ficarão a cargo da presidência do Tribunal de Justiça.
Segundo o cronograma do concurso, a divulgação do resultado final, com classificação definitiva, sairá em 15 de outubro. "A partir dessa data, e com respectiva homologação, acredito que a Presidência do Tribunal de Justiça iniciará a publicação das nomeações dos aprovados, tendo em vista a necessidade de composição das vagas existentes no quadro de pessoal do Judiciário alagoano", informa o diretor. Leia a entrevista na íntegra.
Saiba como lidar com a reprovação em concursos: [VIDEO id="5471"]