Concurso TCE-AM: edital depende do aval da nova presidência
Os preparativos do novo concurso TCE-AM para efetivos poderão ter andamento após a posse do novo presidente do tribunal, Mario de Mello.
Autor:
Publicado em:15/10/2019 às 14:25
Atualizado em:15/10/2019 às 14:25
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas estuda a abertura de um novo concurso TCE-AM para efetivos. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA nesta terça-feira, 15, a Assessoria de Imprensa do órgão confirmou a necessidade de reposição de servidores. Porém, esclareceu que a elaboração do edital depende de autorização da nova presidência.
Mario de Mello foi eleito nesta terça, 15, como presidente do tribunal. Sua atuação, no entanto, terá início apenas em 2020. A Assessoria de Imprensa do TCE-AM explicou que os estudos preliminares já realizados pelo setor de Recursos Humanos para o novo concurso devem ser transmitidos para a nova gestão.
Como a saída de servidores é constante no órgão, a expectativa é que o presidente conceda aval para que os preparativos do edital tenham andamento. Em 2018, a atual presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos, anunciou um novo concurso público.
Com isso, determinou que o setor de Recursos Humanos realizasse um levantamento interno dos cargos vagos. Até o fim de 2019, a previsão é que o tribunal perca 248 servidores em função de aposentadorias.
TCE-AM prepara novo concurso para efetivos
(Foto: Ana Cláudia Jatahy/ TCE-AM)
O órgão ainda não confirmou o número de vagas que será aberto, os cargos e escolaridades. Em caso de aval da nova presidência, ainda deverá ser aberta uma licitação para contratação da banca organizadora.
Uma instituição será contratada para receber as inscrições e aplicar as etapas do concurso TCE-AM, como provas objetivas. Esta semana, circulou por sites de cursos preparatórios que os trâmites da seleção poderiam ter andamento após a transição de aposentados do tribunal para a Previdência do Estado do Amazonas (AmazonPrev).
A Assessoria de Imprensa do TCE, contudo, desmentiu a informação e afirmou que a transição já foi feita em agosto deste ano.
Os últimos concursos para o TCE-AM ocorreram em 2015, 2013 e 2012. O primeiro teve a oferta de duas vagas para auditor fiscal, mais cadastro de reserva. Na época, o salário era de R$28.947,54.
Os três concursos tiveram a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora. Os concorrentes foram avaliados por meio provas objetivas e discursivas, com as disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.