O pedido para o novo concurso TC-DF teve novos avanços nos últimos dias. O protocolo chegou no Serviço de Execução Orçamentária e passou por outras unidades como o Serviço de Contabilidade e Secretaria de Contabilidade, Orçamento e Finanças.
Desde quando foi protocolado em 8 de agosto, e recebido na Secretaria de Gestão de Pessoas, o pedido já tramitou diversas vezes. Com essa agilidade nas movimentações, tudo leva a crer que o aval pode ser publicado o quanto antes. Portanto, quem almeja uma vaga no órgão já pode começar a agilizar os estudos.
A previsão é que o concurso TC-DF ofereça 42 vagas para níveis médio e superior. De acordo com o protocolo, as oportunidades serão nos cargos de procurador do Ministério Público de Contas (MPC); auditor de controle externo; analista de controle externo e técnico de controle externo. A distribuição, por sua vez, já consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO ) para 2019.
Confira a distribuição das vagas
⇒ Procurador - Nível superior - 1 vagas
⇒ Analista e auditor - Nível superior - 36 vagas
⇒ Técnico - Nível médio - dez vagas

(Foto: Divulgação/TC-DF)
Cebraspe foi o organizador do último concurso
Quem está interessado no concurso TC-DF deve começar a se preparar antecipadamente. Uma ótima maneira é pegar o edital da última seleção como referência para os estudos. Nesse caso, o mais recente é de 2014, quando o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) foi o escolhido para publicar as regras e realizadas todas as principais etapas.
Os participantes que desejam se preparar podem começar a praticar questões da banca e identificar o seu perfil, analisando como cobra as questões e o conteúdo programático. Na época, foram oferecidas 69 vagas, sendo 19 destinadas ao cargo de auditor de controle externo, 12 para técnico de administração pública e 38 vagas para analista. Os inscritos na seleção foram avaliados por meio de prova objetiva e discursiva.
Mais de 21 mil vagas previstas no Distrito Federal
A Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2019 foi publicada no Diário da Câmara Legislativa no dia 26 de julho. A LDO traz a previsão de verba para a realização de concursos públicos em diversos órgãose para várias áreas e carreiras. A estimativa é para mais de R$1 bilhão só em 2019, com previsão de mais de 21 mil oportunidades.
Na lista da LDO, estão relacionados 30 órgãos do Distrito Federal. No entanto, alguns deles já tiveram edital publicado em 2018, enquanto alguns estão previstos e outros surgiram como novidades, o que é o caso do concurso TC-DF. O concurso da Secretaria de Educação é o grande destaque, com previsão para mais de 10 mil vagas em, vários cargos. Veja abaixo a lista dos possíveis novos concursos:
Concurso TC-DF - 37 vagas