Ainda dá tempo! O prazo de inscrições do concurso SPGG-RS para o cargo de analista de planejamento, orçamento e gestão foi prorrogado até a próxima segunda-feira, 10. A seleção da Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio Grande do Sul oferece dez vagas para interessados com nível superior completo.
As inscrições se encerrariam na segunda-feira, 3, conforme o cronograma inicial previsto no edital de abertura. No entanto, o comunicado de prorrogação do prazo foi publicado oficialmente no site da banca organizadora.
Para se candidatar, os interessados devem acessar o site da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), a organizadora do concurso SPGG-RS. O primeiro passo é encontrar a área destinada a seleção e preencher o formulário com os principais dados para cadastro.
Inicie os estudos para concursos
Feito isso, os concorrentes deverão quitar a taxa de R$182,41, que poderá ser paga até a terça-feira, 11. Candidatos desempregados ou que comprovassem renda de até um salário mínimo e meio mensal puderam solicitar isenção do valor de 8 a 15 de agosto e o resultado dos pedidos já está disponível no site da banca.
A prorrogação do prazo também alterou outras datas no cronograma, como o prazo para entrega dos laudos de quem solicitou atendimento especial para as provas. Os candidatos terão até 26 de setembro para entregar o laudo médico e todas as demais documentações exigidas em edital.

(Foto: Divulgação)
Conteúdo da prova dissertativa também foi definido
Além da prorrogação do prazo, o edital de retificação também anuncia a definição dos conteúdos que serão cobrados na prova dissertativa. Sendo assim, os candidatos devem intensificar os estudos em cima dos assuntos que foram designados pela banca examinadora.
A princípio, a data de realização das provas objetiva e dissertativa não foi alterada e permanece para o dia 21 de outubro, no turno da tarde, com seis horas de duração. A prova dissertativa será composta por uma questão, totalizando 60 pontos, e para ser aprovado o candidato precisa obter, no mínimo, 30 pontos. Os conteúdos cobrados serão: Governança/Gestão e Planejamento.
Prova objetiva terá 100 questões
Já a prova objetiva contará com 100 questões, com caráter eliminatório e classificatório. As disciplinas cobradas serão Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico e Estatística; Direito Administrativo e Constitucional; Governança e Gestão; Economia e Finanças Públicas; e Planejamento e Orçamento Público.
É importante ressaltar que somente serão corrigidas as provas dissertativas dos 100 primeiros candidatos aprovados, sendo considerada a nota total obtida na primeira avaliação. O aprovado na prova objetiva será o candidato que conseguir acertar, no mínimo, 50% nas questões de cada matéria e, no mínimo, 60% do total da prova.
O edital do concurso SPGG-RS foi publicado no dia 6 de agosto, no Diário Oficial e no site da banca. O cargo de analista de planejamento, orçamento e gestão proporciona ganhos iniciais de R$7.345,12. A primeira retificação do edital foi divulgada no dia 22 de agosto, alterando tópicos do conteúdo programático do concurso SPGG-RS e nos critérios para convocação dos aprovados na seleção.
Confira o edital retificado
[VIDEO id="7484"]