Concurso SPGG-RS divulga gabarito provisório e abre prazo de recurso

O concurso da Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio Grande do Sul para analista divulgou o gabarito provisório da prova objetiva.

Autor:
Publicado em:24/10/2018 às 08:02
Atualizado em:24/10/2018 às 08:02

Foi divulgado o gabarito provisório do concurso SPGG-RS, cujas provas objetivas foram aplicadas no último domingo, 21. O documento foi divulgado no site da banca organizadora, que já abriu o prazo para aqueles que desejarem entrar com pedido de recurso.

gabaritos SPGG-RS

O formulário de recurso eletrônico contra o gabarito preliminar já está disponível no site da Fundatec, a organizadora. Quem desejar efetuar o procedimento deve ficar atento ao prazo, pois o formulário somente ficará disponível até esta sexta-feira, 26.

A seleção da Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio Grande do Sul teve a avaliação objetiva realizada no período da tarde, a partir das 14h40. Os candidatos tiveram que responder a 100 questões de múltipla escolha.

As provas foram realizadas em um único local: na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), no prédio 50 (Avenida Ipiranga, 6.681, Partenon, Porto Alegre-RS). A sala destinada a cada candidato foi divulgada exclusivamente no ambiente individual.

Provas objetivas do concurso SPGG-RS contou com 100 questões (Foto: Divulgação)
SPGG-RS aplicou provas para analista no domingo, 21
(Foto: Divulgação)

Candidatos também realizaram prova dissertativa

Além da prova objetiva, os concorrentes ao cargo de analista do concurso SPGG-RS realizaram ainda uma prova dissertativa na mesma data. Desse modo, os participantes tiveram seis horas para completar as duas avaliações.

A objetiva teve 100 questões e contou com as disciplnas de Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico e Estatística; Direito Administrativo e Constitucional; Governança e Gestão; Economia e Finanças Públicas; e Planejamento e Orçamento Público.

Para ser considerado aprovado no exame objetivo, será preciso que os candidatos alcancem, no mínimo, 50% das questões de cada disciplina e, no mínimo, 60% do total da prova. Ambas as provas tiveram caráter eliminatório e classificatório.

Já a prova dissertativa foi composta por uma única questão sobre Governança/Gestão e Planejamento, que totaliza 60 pontos. Serão considerados aprovados aqueles que obiverem, no mínimo, 30 pontos no exame. Vale ressaltar que somente terão a questão corrigida os candidatos aprovados na objetiva.

Concurso SPGG-RS proporciona ganhos de R$7,3 mil

O edital de abertura do concurso para a Secretaria de Planejamento e Gestão do Rio Grande do Sul foi divulgado em agosto deste ano. São oferecidas dez vagas imediatas para a carreira de analista de planejamento, orçamento e gestão, que proporciona ganhos de iniciais de R$7.345,12.

A banca escolhida para receber as inscrições e realizar as etapas de seleção foi a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). O resultado final do concurso SPGG-RS está previsto para ser divulgado no dia 20 de dezembro.

De acordo com a banca, a seleção contou com 1.766 candidatos inscritos. Desse total, 29 disputam oportunidades para Pessoas com Deficiência (PcDs) e 153 concorrem às vagas reservadas a pessoas negras ou pardas.

Confira quais são as atribuições do cargo, de acordo com a lei de criação das vagas:

  • Elaborar, analisar e avaliar planos e programas e projetos do Setor Público, que visem ao desenvolvimento econômico do Estado;

  • Elaborar estudos visando à fixação de prioridades para a aplicação de recursos econômicos;

  • Auxiliar na coordenação de programas e projetos do governo, proceder estudos ao acompanhamento e controle dos projetos e programas governamentais;

  • Orientar e coordenar grupos de trabalho incumbidos de pesquisas econômicas em geral;

  • Realizar estudos visando à compatibilização dos planos estaduais com os nacionais, promover estudos e análises dos indicadores conjunturais;

  • Realizar estudos e pesquisas objetivando a montagem e implantação dos diversos sistemas de Administração Estadual;

  • Proceder a estudos referentes à modernização administrativa, proceder estudos objetivando o progressivo aperfeiçoamento dos processos e padrões do sistema orçamentário;

  • Elaborar projetos de lei e de decreto sobre assuntos econômicos e financeiros, realizar estudos relativos à quantificação e formulação das despesas públicas, orientar tecnicamente a elaboração de propostas orçamentárias, bem como analisar e revisar as propostas parciais de orçamento. [VIDEO id="7770"]