Concurso Sorocaba-SP: convocações devem sair até agosto
O chefe de Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura falou sobre detalhes do concurso. Confira!
Autor:
Publicado em:18/03/2019 às 06:45
Atualizado em:18/03/2019 às 06:45
As inscrições para o concurso da Prefeitura de Sorocaba já estão abertas e os interessados têm até 15 de abril para se candidatar, no site da Fundação Vunesp, organizadora. A seleção oferece 40 vagas, todas para cargos de nível médio.
A expectativa é que os aprovados sejam convocados assim que publicado o resultado final da seleção. A confirmação é do chefe de Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Recursos Humanos da prefeitura, Sergio Ponciano de Oliveira. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, Oliveira disse que a previsão é que as convocações comecem em agosto.
“É de interesse da administração municipal efetuar o preenchimento dos cargos imediatamente após a homologação do concurso”, afirmou.
O chefe da divisão do DP também falou que há possibilidade de aprovados em cadastro de reserva serem convocados durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos. O período poderá ser prorrogado, uma vez, por mais dois anos.
“Durante a vigência do concurso, normalmente em face da necessidade de reposição por motivo de exoneração e aposentadoria ou até mesmo para ampliação do quadro por conta da demanda de serviços, a administração municipal procura proceder ao chamamento do número além das vagas previstas no edital, sempre de acordo com a disponibilidade orçamentária”, disse.
E atenção: um novo concurso para a guarda civil poderá ser anunciado em breve pela prefeitura.
“A administração municipal, por meio de Planejamento da Gestão de Pessoas anual, observa sempre a capacidade, a disponibilidade orçamentária e o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Realizamos concurso para o cargo de procurador jurídico e agora para os cargos de fiscal público, fiscal de saúde pública e técnico de controle administrativo. O próximo deverá ser para a Guarda Civil Municipal.”
Provas objetivas do concurso serão compostas por 60 questões
(Foto: Zaqueu Proença/ Prefeitura)
Servidores da prefeitura de Sorocaba-SP têm direito a benefícios
Das 40 vagas, 20 são para fiscal público, 15 para técnico de controle administrativo — que exige curso de editor de texto e planilha —, e cinco para fiscal de saúde pública. Este último também tem como requisito o curso de editor de texto e planilha, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Todos os cargos preveem reserva de vagas para deficientes. Para fiscal de saúde pública ficou reservada uma vagas e, para fiscal público e técnico de controle administrativo, duas para cada.
A remuneração para técnico de controle administrativo é R$1.891,10 e para os outros dois cargos é R$2.696,57. Os servidores cumprirão carga de trabalho de 40 horas por semana. O regime de contratação é o estatutário, que garante estabilidade após a fase de estágio probatório.
Oliveira informou que os servidores têm direito a vale-transporte, vale-alimentação e evolução funcional (Plano de Carreira). Esse último garante crescimento salarial por qualificação e assiduidade.
Os servidores ainda recebem adicional de tempo de serviço a partir do quinto ano, sexta parte, falta abonada e licença prêmio. Sem contar o Sistema Previdenciário próprio e a assistência a saúde própria, por meio da FUNSERV.
Invista na sua preparação para o concurso
Provas objetivas serão realizadas em maio
As provas objetivas do concurso estão marcadas para o dia 26 de maio, no período da tarde. A avaliação terá caráter eliminatório e classificatório. Nessa data, os candidatos terão três horas e meia para responder a 60 questões. O exame será composto da seguinte forma para cada função:
Fiscal de saúde pública: Língua Portuguesa (15), Matemática (10), Noções de Informática (cinco), Atualidades (cinco) e Conhecimentos Específicos (25);
Fiscal Público: Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Noções de Informática (10), Atualidades (cinco) e Conhecimentos Específicos (25);
Técnico de controle administrativo: Língua Portuguesa (15), Matemática (15), Noções de Informática (10), Atualidades (cinco) e Conhecimentos Específicos (15).
Para ser aprovado o candidato deve alcançar, no mínimo, 50% do total de acertos da prova. Além disso, não pode zerar nenhuma disciplina.
Sergio Ponciano deixou uma mensagem a todos os interessados em participar do concurso para a Prefeitura de Sorocaba-SP, reforçando a importância dos concursados. “O serviço público propicia a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. Também desperta o exercício pleno da cidadania no desenvolvimento e crescimento municipal, com vista a melhoria da qualidade de vida de toda a sua população”, destacou.
Como estudar à noite para concursos público? [VIDEO id="8647"]