Concurso SLU: Cebraspe é confirmado como banca organizadora
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal confirmou a escolha do Cebraspe para organizar o próximo concurso público
Autor:
Publicado em:20/12/2018 às 08:13
Atualizado em:20/12/2018 às 08:13
Conforme antecipado por FOLHA DIRIGIDA, o Cebraspe será o organizador do concurso SLU. A confirmação veio nesta quinta-feira, 20, com a publicação da dispensa de licitação no Diário Oficial do Distrito Federal. O edital deverá ser publicado em janeiro.
O próximo passo, agora, será a assinatura do contrato entre a banca o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal. Isso deverá acontecer nos próximos dias. O edital com todas as regras, no entanto, está previsto para ser divulgado dentro da primeira quinzena de janeiro.
A banca deverá começar a se reunir com a SLU para definir os detalhes finais do edital e elaborar o cronograma. Com o edital em janeiro, as inscrições devem ser abertas logo em seguida e as primeiras provas realizadas ainda no primeiro semestre de 2019.
Ao ser autorizado, o concurso SLU previa que o seu edital seria divulgado em até 180 dias. Após uma reunião do comitê, em 17 de dezembro, esse prazo foi prorrogado, uma vez que o período seria expirado este mês.
Cebraspe é oficializado como banca do concurso SLU (Foto: CLDF)
Concurso SLU foi autorizado em junho
A portaria que autoriza a realização do concurso SLU foi publicada me 11 de junho. O aval contempla 50 vagas para o cargo de analista de gestão de resíduos sólido, que exige nível superior. Haverá ainda a formação de um cadastro de reserva de até duas vezes a quantidade de vagas.
No final de novembro, a reportagem de FOLHA DIRIGIDA conversou com o setor de Comunicação da autarquia, que, naquela época, adiantou o contato avançado com o Cebrapse, agora oficializado com o organizador.
No mesmo período, foi publicada a comissão responsável por elaborar os preparativos da seleção. A SLU adiantou, também, que o concurso ficaria para 2019, mas segundo o porta-voz do órgão, está confirmado: "O concurso vai acontecer, já há o orçamento", declarou.
Último concurso SLU aconteceu nos anos 90
Assim que o concurso foi autorizado, o de Comunicação da SLU informou que o concurso é visto como urgência. Isso porque a última seleção para a autarquia foi realizada na década de 90, com o número de aposentadorias sendo elevado com o passar do tempo. A necessidade de repor o pessoal é grande.
A Gestão da SLU e sindicatos das carreiras já solicitavam o concurso desde 2015, mas que não foi realizado desde então por razões governamentais e de orçamento. Entre os serviços prestados pela empresa estão:
➢ Coleta convencional de resíduos sólidos urbanos; ➢ Coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos; ➢ Coleta manual e transporte de entulhos; ➢ Coleta mecanizada e transporte de entulhos; ➢ Varrição manual de vias e logradouros; ➢ Varrição mecanizada de vias; ➢ Lavagem de vias; ➢ Lavagem de monumentos e equipamentos urbanos; ➢ Pintura manual e mecanizada de meio-fio; ➢ Catação manual de papéis e plásticos em áreas verdes.
O Serviço de Limpeza Urbano
O SLU é uma autarquia do governo do Distrito Federal vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Serviços Públicos. A autorização foi dada pela Governança-DF, que é formada pelos titulares das Secretarias de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão; de Fazenda; da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais; além da procuradora-geral do Distrito Federal.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já a se preparar para o concurso!