Concurso Sesa-PR: governador anuncia seleção com 400 vagas
O governador do Paraná anunciou na última quarta-feira, dia 3, um novo concurso para a Secretaria de Saúde do Estado.
Autor:
Publicado em:05/07/2019 às 13:17
Atualizado em:05/07/2019 às 13:17
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, anunciou na última quarta-feira, dia 3, novos concursos para o estado. Entre eles, deverá ser feita uma nova seleção para a Secretaria de Saúde, com 400 vagas.
Ainda não foram confirmados quais cargos serão oferecidos no novo concurso. Mas, a expectativa é que sejam contempladas funções semelhantes às ofertadas na seleção anterior.
O último concurso para a Sesa-PR foi realizado em 2016. Na época, foram oferecidas 969 oportunidades, para cargos de níveis médio, técnico e superior.
As vagas de nível médio foram divididas pelas funções de assistente de Farmácia e Inspetor de saneamento. Para técnicos, havia chances nas áreas de Administração, Contabilidade, Enfermagem, Laboratório, Manutenção e Segurança do Trabalho.
Baixe o edital do concurso de 2016
A maior oferta foi para funções que exigem o nível superior. Foram elas: terapeuta ocupacional, químico, psicólogo, odontólogo, nutricionista, médico veterinário, médico do trabalho, fisioterapeuta, farmacêutico, assistente social, biólogo, bibliotecário, contador, economista, arquiteto e administrador.
Também foram oferecidas vagas para engenheiros em diversas especialidades: agrônomo, civil, eletricista, mecânico e sanitarista.
Além dessas, havia oportunidades para médicos nas áreas de angiologia, cardiologia, cirurgia torácica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia e epidemiologia.
E ainda geriatria, hematologia/hemoterapia, infectologia, intensivista, nefrologia, neurologia, neuropediatria, ortopedia, pediatria, pneumologia, psiquiatria, radiologia e urologia.
A remuneração, na época, poderia chegar a R$4.766,65, dependendo da função. O valor contava com a gratificação de atividade de saúde, que era de R$874,05. A carga de trabalho dos profissionais era de 40 horas por semana.
Tenha acesso a materiais de preparação para concursos
Concurso foi realizado em duas etapas
O edital do concurso anterior também pode servir como um guia de preparação, enquanto o edital do novo concurso não é publicado. A seleção de 2016, organizada pelo IBFC, foi realizada em duas etapas: prova objetiva e avaliação médica.
Para os cargos de níveis médio e técnico foram cobradas questões de Língua Portuguesa (cinco), Raciocínio Lógico e Matemático (cinco), Conhecimentos Gerais (10) e Conhecimentos Específicos (20).
Já para o nível superior, a prova foi composta por itens de: Língua Portuguesa (10), Conhecimentos Gerais (10) e Conhecimentos Específicos (20).
Foram considerados aprovados na avaliação os que obtiveram, no mínimo, 50% de acertos do total de pontos da prova. Além disso, os concorrentes não poderiam zerar nenhuma disciplina.
Novo concurso terá 400 vagas na área da saúde (Foto: Pixabay)
Estado tem outros concursos previstos
Ao todo, foram anunciadas pelo governador, Carlos Massa Ratinho Junior, 6 mil vagas. O objetivo dos concursos será a contratação de servidores para diversas áreas.
Além dessas, haverá oportunidades para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e para o Teatro Guaíra.
A divisão das 6 mil novas oportunidades será feita da seguinte forma: 2.560 serão para a contratação de policiais militares, 400 para policiais civis (incluindo 50 delegados, 50 papiloscopistas e investigadores), 96 peritos e médicos para a Polícia Científica, 1.269 agentes de cadeia para o sistema prisional, 400 profissionais da Saúde, 80 para Adapar e 988 professores.
Os 13 passos de um concurso público. Entenda! [VIDEO id="7198"]