Os concursos públicos para as Forças de Segurança de Pernambuco devem ter editais publicados no segundo semestre de 2022. O prazo foi informado pelo governador Paulo Câmara em reunião com a deputada estadual Gleide Ângelo, na segunda-feira, 11.
As vagas serão para ingresso no Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica. De acordo com a deputada Gleide, no momento, o processo está na Secretaria de Estado de Administração (SAD) para verificar a questão orçamentária.
Cada Força de Segurança já informou a necessidade de pessoal. Agora, o governo avalia o orçamento disponível para realizar as nomeações. Com isso, será possível definir a quantidade de vagas imediatas por cargo.
Após essa análise financeira, será formada uma comissão por cada corporação para elaborar o edital.

fala sobre concursos da Segurança (Foto: Reprodução Instagram)
De acordo com Gleide Ângelo, “o quantitativo de vagas será muito grande”. A parlamentar reforçou que, em 2018, a PM PE tinha 20 mil servidores. Este ano, o efetivo está em 15 mil servidores.
Isto aponta a urgência para abertura de milhares de vagas no concurso para que a carência seja suprida.
Por sua vez, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, também confirmou a realização dos concursos Segurança PE:
“Já está autorizado pelo governador novos concursos para todas as operativas da Secretaria de Defesa Social para que a gente tenha permanentemente o ingresso de novos profissionais nas forças. É isso que permitiu que 2021 fosse o ano com a menor taxa de roubo e menor taxa de homicídios da história”, disse o titular da pasta.
► Entre para o canal da Folha Dirigida no Telegram e receba todas as notícias sobre concursos públicos
Último concurso PM e Bombeiros PE ocorreu há quatro anos
Em 2018, foi aberto o último concurso PM e Bombeiros PE. Foram disponibilizadas 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 oportunidades para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros).
Para oficial da PM PE, o requisito foi ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área.
Além da escolaridade, para todos os cargos, os concorrentes tiveram que preencher requisitos específicos, sendo:
-
Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;
-
Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na categoria;
-
Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.
Os exames objetivos para soldados da PM PE foram compostos por 60 questões objetivas distribuídas pelas disciplinas de: Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).
Para oficial da PM PE, a prova teve 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação.
Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi diferente, sendo: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa.
Os participantes ainda foram avaliados por etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.