Seguem abertas as inscrições do concurso para o cargo de técnico da receita estadual da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul. A oferta é de 50 vagas. Os ganhos iniciais são de R$9.300, já com benefícios, para uma carga horária semanal de 40 horas.
Os candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva dividida em dois momentos. A avaliação está marcada para o dia 2 de dezembro. Pela manhã os candidatos terão quatro horas para responder a questões de Língua Portuguesa, Ética na Administração Pública, Tecnologia da Informação e Matemática e Raciocínio Lógico.
À tarde, será aplicada a segunda parte da prova que conterá questões de Contabilidade Geral, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Penal e Direito Tributário e Legislação Tributária.
Confira as dicas para a prova de Legislação Tributária Estadual
Para ajudar na preparação dos candidatos, FOLHA DIRIGIDA em parceria com o curso preparatório CPC Concursos listou algumas dicas para a disciplina de Legislação Tributária Estadual. O professor Cláudio Borba, que é especializado no preparo de candidatos em concursos públicos para a área fiscal e jurídica, destacou os cinco principais conteúdos que costumam ser cobrados em Legislação Tributária:

Sefaz-RS (Foto: Arquivo pessoal)
- ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços de transporte e comunicação)
- ITCD (Imposto sobre a transmissão por doação e causa mortis de quaisquer bens ou direitos a eles relativos)
- IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores)
- Taxas
- Processo administrativo tributário
O professor explicou que do total de questões da prova de Legislação Tributária, 50% são destinadas apenas para o item ICMS. No entanto, ele enfatizou que todos os itens devem ser priorizados. Borba reforçou que é importante equilibrar o tempo de estudo para dar conta de todas as disciplinas cobradas no concurso.
"É sempre bom lembrar que não adianta o candidato ser muito bom em quase todas as disciplinas e ruim em outras. Quem passa em concurso é o generalista, ou seja, aquela que conhece bem todas as disciplinas mesmo sem ser excepcional em algumas delas."
Segundo o professor, um erro muito comum entre os concurseiros é negligenciar alguma disciplina por se achar muito confiante em relação a ela. "A repetição é fundamental. O candidato nunca pode ficar muito tempo sem rever uma parte do conteúdo de todas as disciplinas", alertou.
Questões de Legislação Tributária não precisam de muita interpretação
Borba disse que não há muitas diferenciações sobre o modo como a disciplina é cobrada nos concursos por diferentes bancas. "São questões sempre muito objetivas e que não dependem de muita interpretação, pois cobram aspectos literais do conteúdo", explicou.
O professor destacou, ainda, que na hora de estudar é importante o concurseiro verificar se o conteúdo do material está atualizado. A atualização deve ser mencionda no material. Isso porque a Legislação Tributária sofre modificações diárias.
"Outro aspecto importante é usar um material prático que contenha só o que pode vir a ser cobrado. Se o candidato for estudar apenas baseado no texto legal vai perder muito tempo com coisas absolutamente inúteis que nunca serão cobradas."
Por fim o Cláudio Borba, que também é auditor fiscal do Rio de Janeiro, enfatiza que concursos para a área fiscal são interessantes por diversos motivos. Especialmente pelos salários ofertados e o prestígio pessoal que a carreira oferece.
Concurso oferta vagas para assistente administrativo

(Foto: Divulgação/Sefaz-RS)
As inscrições para o concurso Sefaz-RS seguem abertas até o dia 26 de setembro, no site do Cebraspe. Além das vagas de técnico, são oferecidas 50 vagas para assistente administrativo cuja exigência é ensino médio completo ou curso médio/técnico. A remuneração para o cargo é R$3.040, já contando o valor da gratificação fazendária. A carga horária semanal é de 40 horas.
Os candidatos ao cargo de assistente farão a prova objetiva no dia 1° de dezembro. Serão cobradas 80 questões, distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Ética na Administração Pública, Noções de Tecnologia da Informação, Noções de Direito Administrativo e Penal, Noções de Direito Constitucional, Matemática e Raciocínio Lógico.